Lipor promove a Recolha Gratuita de Resíduos Verdes na Póvoa de Varzim

Lipor promove a Recolha Gratuita de Resíduos Verdes na Póvoa de Varzim

Categoria Ambiente, Resíduos

No âmbito do Projeto de Recolha Seletiva de Resíduos Verdes, a Lipor e os seus Municípios Associados pretendem a redução da quantidade de resíduos verdes presentes na fração indiferenciada. Este mês junta-se aos circuitos já implementados nos diferentes municípios da Lipor, o Município da Póvoa de Varzim.

Assim, os cidadãos podem separar os resíduos verdes que produzem nos seus jardins e encaminhar para recolha através de um sistema complementar, que inclui Serviços Gratuitos de Recolha a Pedido, recolha Porta à Porta para zonas abrangidas ou Sistemas de Proximidade, depositando os resíduos verdes em feixe ou em saco junto ao contentor indiferenciado em dia e horário definido.

Os resíduos verdes são matéria-prima. Com o encaminhamento desta tipologia de resíduos para a valorização orgânica, torna-se possível a sua transformação e a produção de um adubo natural de
alta qualidade – o NUTRIMAIS.

A implementação deste projeto, permitiu, ainda em 2018 a recolha e valorização orgânica de 26.750 toneladas de resíduos verdes, traduzindo-se num aumento de 14% face aos resultados de 2017.

Ao mesmo tempo este projeto permite a redução da quantidade de resíduos verdes e orgânicos presentes na fração indiferenciada dos resíduos urbanos e contribuindo para o atingimento das metas previstas no PAPERSU até 2020, na preparação para a reutilização e reciclagem de resíduos biodegradáveis.

Colabore com esta iniciativa e continue a promover a Economia Circular, através do aproveitamento e encaminhamento correto dos resíduos produzidos. Saiba mais sobre o projeto em: https://www.lipor.pt/pt/servicos/projetos-de-recolha/residuos-verdes/.