Lipor recolhe gratuitamente os resíduos verdes dos seus municípios associados 

Lipor recolhe gratuitamente os resíduos verdes dos seus municípios associados 

Categoria Ambiente, Resíduos

No âmbito do Projeto Resíduos Verdes 2020, a Lipor e os seus municípios associados promovem a recolha gratuita de resíduos verdes junto dos cidadãos. Com este projeto, pretende-se potenciar a valorização de todas as componentes dos resíduos, nomeadamente a orgânica, um objetivo prioritário da Lipor.

A implementação deste projeto permitiu, ainda em 2018, a recolha e valorização orgânica de 26.750 toneladas de resíduos verdes, traduzindo-se num aumento de 14% face aos resultados de 2017. Já em 2019 este projeto foi reforçado com novos circuitos nos municípios de Gondomar, Matosinhos e Porto.

Com efeito, estes novos circuitos juntam-se aos circuitos já implementados, permitindo que atualmente os cidadãos que residam nos municípios associados da Lipor, nomeadamente Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde já possam separar os resíduos verdes que produzem nos seus jardins — restos de jardinagem, tais como ramos, podas, relvas, folhas ou flores, sem terras ou outros contaminantes e aparas de madeira sem tratamento — e encaminhar para recolha através de um sistema complementar de recolha de resíduos verdes que inclui Serviços Gratuitos de Recolha a Pedido, Porta à Porta ou em Sistemas de Proximidade.

A recolha seletiva de resíduos verdes permite o seu encaminhamento para a valorização orgânica permitindo a sua transformação e a produção de um adubo natural de alta qualidade, o Nutrimais.

Ao mesmo tempo este projeto permite a redução da quantidade de resíduos verdes e orgânicos presentes na fração indiferenciada dos resíduos urbanos e contribuindo para o atingir das metas previstas no PAPERSU até 2020, na preparação para a reutilização e reciclagem de resíduos biodegradáveis.