Braga vai plantar 600 árvores este fim-de-semana

Braga vai plantar 600 árvores este fim-de-semana

A Rodellus – Associação Cultural, em parceria com a AMO Braga, promove no próximo dia 23 de fevereiro, a partir das 9h30, uma ação de sensibilização ambiental, que se destina a plantar 600 árvores autóctones em seis freguesias da cidade de Braga. O ponto de encontro desta ação ambiental é a Junta de Freguesia de Ruílhe.

A iniciativa, aberta à população, conta com o patrocínio da KN Consultores de Engenharia, com o apoio das freguesias em que decorre a ação e com a colaboração do Município de Braga. No âmbito da campanha, está ainda prevista a criação de um “Banco de Árvores”, destinado a estimular outras iniciativas na região.

A ação de sensibilização pretende consciencializar a população em geral para a importância da floresta autóctone na cadeia ambiental, bem como para a rearborização de terrenos afetados pela proliferação de espécies invasoras.

Esta ação, aberta à comunidade, decorre nas freguesias de Ruílhe, União de Freguesias de Arentim e Cunha, Tadim, Tebosa e Priscos, onde serão plantadas várias espécies autóctones, entre as quais Sobreiros, Medronheiros ou Castanheiros. A partir de 23 de fevereiro, estas espécies passarão a fazer parte da paisagem rural daquelas freguesias que se associaram à campanha, numa iniciativa sem precedente na região.

No âmbito desta ação de sensibilização será ainda criado um “Banco de Árvores”, que contará com cerca de 120 árvores. O objetivo é o de contribuir para uma maior consciencialização da população e o de estimular a criação de outras oportunidades e de novos momentos de plantação.

A organização garante seguro e lanche apelando aos participantes para se aprovisionarem de luvas, roupa confortável, calçado apropriado e, se possível, material para plantar (pá ou sachola), bem como almoço volante. As inscrições podem ser efetuadas através de amobraga.braga@gmail.com.