Lisboa E-Nova reflete avaliação de ciclo de vida e economia circular dia 15 de janeiro

Lisboa E-Nova reflete avaliação de ciclo de vida e economia circular dia 15 de janeiro

Categoria Advisor, Agenda

A Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa está a preparar mais uma sessão Ponto de Encontro marcada para o próximo dia 15 de janeiro, entre as 18h00 e as 19h30, sobre a avaliação de ciclo de vida (ACV) e a economia circular. A oradora convidada é Cristina Sousa Rocha, da Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia / LNEG.

A operacionalização da economia circular a nível das empresas e cadeias de valor passa por métodos e tecnologias de produção, design de produtos e serviços e a adoção de novos modelos de negócio com vista a fechar os fluxos de recursos, a prolongar o tempo de vida dos produtos e materiais na economia e a desmaterializar a produção e o consumo, como via de dissociar a geração de riqueza e a criação de emprego do consumo de recursos.

No entanto, por vezes soluções aparentemente interessantes e “circulares” apresentam aspetos negativos e trade-offs ambientais que não são imediatamente percebidos, e que só uma perspetiva de ciclo de vida, porventura assente num estudo rigoroso de avaliação do ciclo de vida (ACV), permite detetar. A apresentação inclui diversos exemplos de circularidade e de como a ACV auxilia na tomada de decisão, por forma a potenciar soluções inovadoras e mais sustentáveis.

A sessão é gratuita mas a inscrição é obrigatória, sujeita a validação. Inscreva-se aqui.