Lisboa finalista do Prémio Semana Europeia da Mobilidade 2015

Lisboa finalista do Prémio Semana Europeia da Mobilidade 2015

A Comissão Europeia já anunciou os nomes das 10 cidades e municípios que se encontram na vanguarda da inovação no domínio da mobilidade urbana. Foram seis as autoridades locais nomeadas finalistas dos dois prémios europeus de mobilidade sustentável de excelência: o Prémio Semana Europeia da Mobilidade 2015 e o Prémio para o Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável. Os vencedores dos dois Prémios serão anunciados pela Comissária Violeta Bulc, responsável pelos Transportes, e pelo Comissário Karmenu Vella, responsável pelo Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, numa cerimónia que terá lugar a 20 de abril, em Bruxelas.

O Prémio Semana Europeia da Mobilidade 2015 distingue as autoridades locais que promovam a mobilidade urbana sustentável de forma excecional e que concentram os seus esforços numa transição para meios de transporte mais sustentáveis. Não é apenas o desempenho das cidades durante a Semana Europeia da Mobilidade, realizada em setembro, que é considerado, mas também as medidas aplicadas pelas cidades concorrentes a mais longo prazo.

Este ano, a Comissão recebeu 53 candidaturas de 19 países. Um painel de peritos independentes elaborou uma lista de 10 candidatas que se distinguiram no domínio da mobilidade urbana de excelência, três das quais foram nomeadas como finalistas. Lisboa, Múrcia e Palma de Maiorca foram reconhecidas como tendo tido um desempenho excecionalmente bom no sentido de refletir a multimodalidade, em conformidade com o tema do ano passado, “Escolha. Mude. Combine”. O vencedor do Prémio de 2015 receberá um vídeo de promoção, evidenciando os resultados excecionais atingidos na mobilidade urbana sustentável que será divulgado como exemplo de boas práticas, juntamente com os outros finalistas e cidades pré-selecionadas.

As cidades pré-selecionadas e finalistas para a atribuição do Prémio Semana Europeia da Mobilidade 2015 são as seguintes:

Bacau (Roménia)- pré-selecionada
Lárnaka (Chipre)- pré-selecionada
Lisboa (Portugal)- Finalista
Miskolc (Hungria)- pré-selecionada
Múrcia (Espanha) – Finalista
Nottingham (Reino Unido)- pré-selecionada
Palma de Maiorca (Espanha) Finalista
Sófia (Bulgária) – pré-selecionada
Tríkala (Grécia) – pré-selecionada
Viena (Áustria)- pré-selecionada

O Prémio para o Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável visa promover a adoção de planos de mobilidade urbana sustentáveis (PMUS) em toda a Europa e distinguir os melhores em termos do planeamento da mobilidade de acordo com o tema escolhido anualmente. A edição deste ano incidiu sobre a multimodalidade e a intermodalidade no planeamento da mobilidade urbana sustentável que se traduz na combinação de diversos modos de transporte num ou em vários trajetos.

Um júri de peritos neste domínio, no da multimodalidade e no da intermodalidade reconheceu os desempenhos notáveis das seguintes cidades que designou como finalistas:

Malmö (Suécia)
Utrecht (Países Baixos)
Viena (Áustria)

No ano passado, os vencedores dos Prémio foram Östersund (Suécia) para o Prémio Semana Europeia da Mobilidade 2015 e Bremen (Alemanha) para o Prémio para o Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável.