Lisboa recebe encontro do International Ocean Colour Science

Lisboa recebe encontro do International Ocean Colour Science

Categoria Advisor, Agenda

O encontro do International Ocean Colour Science, que decorre de 15 a 19 de maio na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, focado na ciência da cor dos oceanos, recebe especialistas de renome nesta área científica que irão discutir os resultados mais atuais e as expectativas para o futuro dos novos produtos europeus que serão apresentados durante o evento.

O programa inclui workshops, nomeadamente sobre a deteção remota de imagens hiperespectrais, e sessões sobre temas variados, incluindo a sessão Copernicus focada nas aplicações emergentes e na ciência resultante das missões Sentinel-3. Sendo que, os sensores que equipam o Sentinel-3, como o OLCI (Ocean and Land Colour Instrument), foram desenvolvidos para seguir a trajetória das tonalidades da água para identificar o conteúdo a ser arrastado ou, ainda, para monitorizar a qualidade da água, poluição, transporte de sedimentos, e para avaliar o papel do oceano no ciclo do carbono no contexto das alterações climáticas.

Entre os participantes, vão marcar presença Shubha Sathyendranath, do Laboratório Marinho de Plymouth, e Mark Dowell, da Unidade de Monitorização do Ambiente Global no Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia.

O encontro conta com o apoio local do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.