LIVING RIVER: projeto internacional visa alertar para a necessidade de cuidar e proteger os cursos de água

LIVING RIVER: projeto internacional visa alertar para a necessidade de cuidar e proteger os cursos de água

“Alertar a comunidade escolar e a sociedade para a necessidade de cuidar e proteger os cursos de água, não só pela sua inquestionável importância ambiental e ecológica, mas também pelo seu elevado valor histórico, social e cultural”, é o objetivo do LIVING RIVER, projeto internacional inovador que integra uma equipa de investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

De acordo com a nota envida, o LIVING RIVER pretende também “reforçar as aptidões e competências da população” de forma a “promover iniciativas que contribuam para a melhoria das condições ambientais, ecológicas e sociais dos rios e ribeiros”, usando recursos e ferramentas científicas para uma ação de ciência cidadã global informada.

As atividades previstas no âmbito do projeto, que tem a duração de três anos, envolvem as comunidades escolares e a população em geral articuladas com a comunidade científica. A primeira reunião da equipa internacional realiza-se nos próximos dias 8 e 9 de novembro, no Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, para coordenação das atividades a desenvolver a curto e longo prazo.

O projeto, LIVING RIVER é coordenado pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o projeto é cofinanciado pelo programa ERASMUS+. Integra 4 países (Espanha, Portugal, Roménia e Turquia) e 7 parceiros.