Lousã recebe projeto piloto “Construção de Aldeias Resilientes — Firewise”

Lousã recebe projeto piloto “Construção de Aldeias Resilientes — Firewise”

Categoria Ambiente, Florestas

No âmbito do “Programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, e com vista ao envolvimento da comunidade estrangeira residente em Portugal e do setor hoteleiro, realiza-se, nos próximos dias 28 e 29 de junho, na Aldeia do Xisto do Talasnal, na Lousã, o projeto piloto “Construção de Aldeias Resilientes – Firewise”.

Com o objetivo de reforçar o desenvolvimento de medidas de prevenção e de auto proteção, vai ser desenvolvido um workshop operacional e um seminário junto de comunidades inseridas em municípios com elevada população estrangeira residente e empreendimentos turísticos. Respondendo aos diagnósticos existentes esta é uma oportunidade para calibrar as iniciativas nacionais com outras experiências internacionais.

A iniciativa faz parte do programa de intercâmbio de conhecimento promovido pela Estrutura de Missão para a Gestão integrada de Fogos Rurais. O workshop vai ser ministrado por duas especialistas internacionais, Val Charlton e Tessa Oliver, da Landworks, organização sediada na África do Sul.

No terreno serão feitas sessões de formação de formadores e exercícios de aplicação prática segundo os princípios de firewise — comunidades adaptadas ao fogo –, que têm vindo a ser testados e aplicados em África do Sul, Chile ou Indonésia, entre outros.