Luís Filipe Borges e Gabriel Ferreira juntam-se à campanha “Reciclar Não Tem Truque”

Luís Filipe Borges e Gabriel Ferreira juntam-se à campanha “Reciclar Não Tem Truque”

O projeto “Reciclar Não Tem Truque”, desenvolvido pela ERP Portugal e pela LG Portugal com a ajuda do mágico Luís de Matos, conta agora com mais dois protagonistas de peso: o Luís Filipe Borges e o Gabriel Ferreira juntam-se assim à campanha digital de sensibilização para a reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), refere a ERP Portugal em comunicado.

O jovem Gabriel Ferreira é já uma das mais reconhecidas figuras do universo da magia nacional e não hesitou em juntar-se a este projeto com dois truques exclusivos da sua autoria em que o papel principal é dado ao lixo eletrónico.

Também o humorista e apresentador Luís Filipe Borges que não é mágico mas assume-se como uma vítima do “ainda vai dar jeito”, guardando em casa vários equipamentos avariados ou que já não usa. Luís de Matos entra assim em ação para demonstrar, através de um truque simples, como reciclar não tem, efetivamente, qualquer tipo de truque.

“Confesso que guardava em casa alguns equipamentos elétricos e eletrónicos que já não usava e, como ficavam perdidos nas gavetas e armários, não lhes dava o devido uso. Tal como eu, muitos portugueses também têm este comportamento, por esquecimento, desconhecimento ou porque ainda vai dar jeito”, disse Luís Filipe Borges, acrescentado que essa foi a razão pela qual aceitou o desafio.

Já Gabriel Ferreira destaca que “fiquei muito surpreendido quando descobri que os jovens portugueses não têm hábitos de reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos que já não utilizam”, considerando que “um projeto como o Reciclar Não Tem Truque é de extrema importância, pois é uma forma divertida e leve de chegar aos portugueses e, através das minhas plataformas, alcançar o público mais jovem e demonstrar o quão fácil é dar uma segunda vida aos telemóveis, computadores, consolas e muitos outros equipamentos que têm por casa”.

O projeto “Reciclar Não Tem Truque” vem alertar os portugueses para a urgência e necessidade de dar uma segunda vida aos equipamentos elétricos e eletrónicos que já não funcionam, tendo como protagonista o Depositrão, solução logística da ERP Portugal para depositar estes resíduos e garantir a sua reciclagem.

Este movimento surge num momento em que apenas 15 a 20% dos REEE é reciclado a nível mundial, assumindo particular importância tendo em conta o panorama nacional: apesar de mais de 66% dos portugueses dizer que recicla os seus equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, a verdade é que o espírito nacional do “ainda pode dar jeito” leva cerca de 60% da população a guardar os equipamentos que já não usa.

Esta foi uma das conclusões do estudo “Hábitos dos Portugueses em relação ao Lixo Eletrónico”, promovido pela ERP Portugal e pela LG Portugal em outubro de 2020, em parceria com a Qdata (com coordenação da NOVA IMS), e que impulsionou a criação de uma campanha impactante e pedagógica junto do público português.