Maiambiente associa-se à campanha “Vamos Reinventar o Plástico” do Pacto Português para os Plásticos

Maiambiente associa-se à campanha “Vamos Reinventar o Plástico” do Pacto Português para os Plásticos

Categoria Ambiente, Resíduos

De forma contribuir para mobilizar a sociedade para encontrar alternativas ao plástico de uso único, a Maiambiente associa-se à campanha de sensibilização “Vamos Reinventar o Plástico“, informa a empresa municipal de gestão de resíduos da Maia. A iniciativa, coordenada pelo Pacto Português para os Plásticos, tem como objetivo “alertar para a importância de um consumo responsável, sustentável e circular e contribuir para a transição para uma economia circular dos plásticos em Portugal”.

A campanha de sensibilização, pensada para os canais digitais e pontos de venda, divide-se em três fases e baseia-se na lógica dos 6rs, desafiando a reduzir (o plástico que não precisamos), reutilizar (o plástico que já temos), reciclar (o plástico que não for possível reutilizar), repensar (para encontrar soluções à medida do planeta), redesenhar (hábitos e atitudes de consumo) e reeducar (para um futuro mais sustentável). A primeira fase, iniciada a 18 de setembro, alerta para a importância de reduzir o uso de plástico. A segunda e terceira fases, que terão início em novembro de 2020 e janeiro de 2021, respetivamente, assumem-se como fases incidentes nas áreas da reutilização, reciclagem e reeducação sustentável.

A Maiambiente pretende ainda sensibilizar a população para as boas práticas individuais de separação de resíduos, promovendo um aumento da recolha seletiva de embalagens de plástico e o cumprimento das metas estabelecidas pela União Europeia.

Atingir 100% de plástico reciclável nas embalagens até 2025 

A Maiambiente recorda que é um dos membros fundadores do Pacto Português para os Plásticos, assumindo o compromisso comum, entre várias entidades, para atingir 100% de plástico reciclável nas embalagens até 2025. O objetivo é, em conjunto, solucionar, na origem, os problemas associados ao plástico, em direção a uma economia circular dos plásticos.