Mais de 46 mil cidadãos querem Tesla em Portugal

Mais de 46 mil cidadãos querem Tesla em Portugal

Categoria Advisor, Empresas

Portugal tem uma excelente exposição solar, mão de obra qualificada não falta, nomeadamente devido à forte presença da indústria automóvel, e os custos laboratoriais são baixos no contexto europeu. Por outro lado, o país é o maior produtor europeu de lítio, algo essencial para uma fábrica de baterias. Estas são apenas algumas das 19 razões que vão ser expostas no encontro de hoje, em Lisboa, organizado pelo grupo informal denominado “Bring Tesla Gigafactory to Portugal!”, de acordo com o Jornal de Notícias. Em duas semanas, a página do Facebook criada para o efeito ultrapassou os 46 mil membros.

“Tudo começou há cerca de duas semanas, depois de o jornal Faro de Vigo ter noticiado que Portugal e Espanha estavam a competir pela futura fábrica da Tesla na Europa. De forma natural, organizamos este grupo e o evento para debater o assunto. São pessoas da sociedade civil que falam apenas em nome próprio, tendo-se juntado contudo vários presidentes de câmaras interessadas em acolher a futura fábrica Tesla”, explica André Marquet, um dos organizadores do encontro que vai decorrer hoje no LEAP Business Park, Espaço Amoreiras, pelas 18:30.

Outro dos pontes fortes do país, que está a concorrer com Espanha, França, Holanda, República Checa e mais recentemente, Hungria, prende-se com a situação geográfica. “Temos um acesso fácil aos EUA por mar e podemos também fazer escoamento do produto para a Europa e Ásia”, sublinha André Marquet.

Sobre a fábrica, não há qualquer negociação. Portugal só responderá se for consultado pela Tesla, disse ao Público o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. “Não temos de facto qualquer confirmação nem desmentido por parte do Governo sobe o interesse da Tesla em trazer a fábrica para Portugal. Sabemos que a Tesla vai entrar no nosso país pelo retalho e vai instalar uma rede de carregadores”, acrescenta Marquet.

Guarda, Évora, Beja, Palmela, Torres Vedras, Aveiro, Viana do Castelo e Mangualde são os municípios interessados em receber a fábrica da Tesla.