Mértola e Odemira eleitos “Município Mais Azul 2017”

Mértola e Odemira eleitos “Município Mais Azul 2017”

A Câmara Municipal de Mértola foi distinguida com o Prémio “Município Mais Azul 2017”, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa e pela Agência Portuguesa do Ambiente. No Alentejo, também o município de Odemira foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, como “Município Mais Azul”, e recebeu também os certificados internacionais de 10 anos de adesão consecutiva ao programa Bandeira Azul, atribuído às praias do Carvalhal, Furnas e Zambujeira do Mar. Estes certificados internacionais são atribuídos ao perfazer 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos consecutivos de adesão ao programa e são uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos municípios nas zonas balneares com a distinção de Bandeira Azul.

Além destas duas autarquias, foram ainda distinguidos o Porto (Norte), Cantanhede e Aveiro (Centro), Horta (Açores), Vila Real de Santo António (Algarve), Lourinhã (Tejo) e Funchal (Madeira).

O prémio, entregue no passado dia 24 de novembro, em Vilamoura, no VI Seminário Nacional Programa Bandeira Azul, distingue os municípios, a nível nacional, pelo seu empenho nas atividades relacionadas com a educação ambiental durante a época balnear.

Para a realização das atividades de educação ambiental, enquadradas no programa da Bandeira Azul, a Câmara Municipal contou com a colaboração de várias entidades, nomeadamente a Oficina da Criança (Santa Casa da Misericórdia de Mértola), Projeto Capacitar +, Universidade Sénior de Mértola e Delegação da Liga Portuguesa Contra o Cancro de Mértola.

A Bandeira Azul é, acima de tudo, um programa de educação ambiental e como tal o desenvolvimento de atividades de educação ambiental é um critério imperativo para todas as entidades promotoras. A avaliação das atividades de educação ambiental é da responsabilidade do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente. A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, de segurança e serviços, de informação e educação ambiental.