Metropolitano de Lisboa promove ação de sensibilização no Dia Mundial do Animal

Metropolitano de Lisboa promove ação de sensibilização no Dia Mundial do Animal

Assinala-se hoje, 4 de outubro, o Dia Mundial do Animal e o Metropolitano de Lisboa juntou-se ao Pavilhão do Conhecimento, promovendo uma ação de sensibilização sobre a importância dos animais no meio ambiente. Esta sexta-feira, entre as 16h30 e as 18h, o átrio sul da estação de metro Jardim Zoológico (acesso à estação dos comboios) vai estar repleta de atividades propostas pelo Pavilhão do Conhecimento.

De acordo com a informação enviada à imprensa, o Metropolitano de Lisboa informa que as atividades serão gratuitas e direcionadas aos passageiros que tenham curiosidade em “saber mais sobre o mundo animal e a sua envolvência com o meio ambiente”. Estarão presentes na estação três promotores a interagir com as pessoas presentes, convidando-as realizar pequenas experiências ou partilhando conhecimentos relacionados com os animais e o meio ambiente, de acordo com as seguintes rúbricas:

  • Quem se alimenta do quê? (Seleção do Alimento)

As adaptações dos bicos dos tentilhões são dos temas mais abordados na evolução. Venha competir pelo seu alimento! Será que consegue sobreviver?

  • Estou bem escondido?

Na Natureza, presas e predadores estão sempre dependentes uns dos outros. Mas será que as pequenas variações de cor ou tamanho, por exemplo, causam diferenças na população a longo prazo? Será que ajudam a camuflar?

  • Pelucia Diversus

O Homem tem por hábito catalogar e classificar tudo o que o rodeia. Vamos descobrir a importância na Taxonomia no Reino Animal e ver como o podemos fazer com os nossos peluches e perceber a hierarquia que vem desde o tempo de Lineu.

  • Minhocas na Cabeça 

Minhoca ou lagarta, quem é quem? Chegou o momento de conhecer melhor as minhocas e o seu estilo de vida, curiosidades e importância no meio ambiente. Para tal, serão feitas diversas observações e experiências que permitirão identificá-las e descobrir como reagem à luz, se têm pernas, olhos ou até nariz!

A ação insere-se no âmbito do projeto “Dinamização das estações”, através do qual o Metropolitano de Lisboa tem vindo a desenvolver ações diversificadas de cariz cultural, ou de responsabilidade social, com a preocupação de estabelecer uma maior proximidade com os seus clientes, mas também ajudar a divulgar o património cultural e recreativo existente.