Micro-rede da ABB promove a transição energética para a ilha de Porto Santo

Micro-rede da ABB promove a transição energética para a ilha de Porto Santo

Categoria Advisor, Empresas

A ABB irá fornecer um sistema de armazenamento de energia suportado na plataforma ABB Ability ™ para a empresa Eletricidade da Madeira (EEM) com o objetivo de “aproveitar a energia solar e eólica”, diz a empresa numa nota enviada à imprensa.

A solução modular de micro-rede ABB Ability™ PowerStore™ e o sistema de automação Microgrid Plus permitirão que a EEM aumente significativamente a utilização da energia solar e eólica na ilha e aumente a quota do mix das energias renováveis de 15 a 30%. Paralelamente, as tecnologias de software, automação e controlo da ABB estabilizarão o sistema de energia para abordar as flutuações de frequência e tensão causadas pela intermitência de energia, garantindo simultaneamente fontes de produção de energias seguras com a contribuição das energias renováveis.

A ilha portuguesa de Porto Santo tem uma população de cerca de 5 500 habitantes, que quadruplica durante a época de verão com os turistas. A fim de responder ao aumento da procura de energia elétrica, a EEM planeia investimentos significativos para a produção de energia renovável, como fotovoltaica e eólica, com o objetivo de longo prazo de substituir completamente os combustíveis fósseis por energias renováveis.

A ABB define-se como pioneira em micro-redes e já forneceu esta tecnologia a ilhas de todo o mundo, incluindo locais emblemáticos como a ilha Robben na África do Sul, a ilha caribenha de Aruba e a ilha de Kodiak, no Alasca, EUA.

As aplicações de micro-redes estão em ascensão através de uma gama diversificada de aplicações que servem comunidades remotas, ilhas, utilitários e campus industriais.