“Minuto R” é a nova rubrica de sensibilização da Novo Verde

“Minuto R” é a nova rubrica de sensibilização da Novo Verde

O “Minuto R” é o nome que já consta na grelha da CNN Portugal. Trata-se de uma rubrica que pretende “esclarecer os portugueses sobre tudo o que diz respeito ao processo de reciclagem de embalagens”, sendo apoiada pela Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens. O primeiro episódio foi emitido esta segunda-feira, dia 29 de novembro, às 21h00.

Com uma designação que tem como ponto de partida os valores dos três R’s –  Reduzir, Reutilizar e Reciclar – e a gestão de embalagens como tema central, o ‘Minuto R’ vai clarificar, ao longo de 25 episódios de um minuto, as dúvidas permanentes dos consumidores, revelando a boas práticas a adotar e a importância da reciclagem de embalagens, bem como a responsabilidade dos principais agentes do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens), e as novas tendências que vão marcar os próximos anos em matéria de reciclagem de embalagens.

Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, considera que “é fundamental mudar mentalidades para criar novos comportamentos face à reciclagem de resíduos de embalagens. Há uma grande responsabilidade de todos os agentes da cadeia SIGRE, mas está nas mãos de todos nós uma nova atitude para que este ciclo da economia circular não seja quebrado”. Desta forma, “é com entusiasmo que apoiamos o lançamento do ‘Minuto R’ juntamente com o arranque nacional da maior marca mundial de Jornalismo que é a CNN, um importante e credível veículo para transmitir estas mensagens que podem ajudar a mudar o rumo da reciclagem em Portugal e o cumprimento das metas nacionais. Serão 1500 segundos dedicados ao saber e à sustentabilidade do nosso Planeta”, acrescenta.

Para Nuno Santos, diretor da CNN Portugal, “os consumidores estão interessados em contribuir para um ecossistema mais sustentável. Eles querem ser informados sobre iniciativas ecológicas, que lhes permitam ajustar os seus comportamentos de compra e de consumo. Por isso, com o ‘Minuto R’, a CNN Portugal compartilha as melhores práticas, sensibiliza o consumidor e procura contribuir para um maior envolvimento dos portugueses na preservação ambiental”.

O arranque do ‘Minuto R’ levantar as mais diversas dúvidas e “tira-teimas da reciclagem”, passando pela caracterização do que é a embalagem, o seu estatuto e os seus materiais, bem como as regras de separação rumo aos ecopontos amarelo, azul e verde. Para explicar como funciona a cadeia SIGRE, o ‘Minuto R’ passou pelas mais diversas entidades e agentes da cadeia para observar de perto como funcionam os processos de recolha, triagem e reciclagem, conduzindo os espectadores à importância da reciclagem. Para fechar este leque de conteúdos e inspirar ao debate sobre as evoluções a que o mundo da reciclagem assiste, o ‘Minuto R’ abordará as soluções e inovação tecnológica neste setor, bem como novas regras prementes.