Mobilidade Elétrica: Oeiras primeiro município do país com pontos de carregamento Ultra-Rápidos

Mobilidade Elétrica: Oeiras primeiro município do país com pontos de carregamento Ultra-Rápidos

Ao todo são 59 novos pontos de carregamentos para veículos elétricos distribuídos por todo o concelho.

São os primeiros pontos de carregamento de veículos elétricos do país com as características de ultra-rápidos e estão instalados em Oeiras. Foram inaugurados em dezembro e afirmam a inovação e avanço tecnológico, além da política ambientalmente sustentável, reconhecidos na estratégia Oeiras Valley.

O Município conta com 59 novos pontos de carregamento – 43 de carregamento normal, rápido e ultra-rápido e 16 são colunas shuffle – que estão a ser instalados por todo o concelho.

Trata-se da mais completa, abrangente e moderna rede de carregamento de veículos elétricos, apostando em tecnologia de ponta pioneira no país.

Esta rede de carregamentos terá a possibilidade de carregar até 80.000 km/dia e traduz-se na substituição de combustíveis fósseis equivalentes a 5.662 litros de gasóleo e 6.471 litros de gasolina.

Os pontos de carregamento rápidos permitem o carregamento total de veículos elétricos em até 45 minutos.  Para os novos pontos Ultra-Rápidos passa a ser possível carregar 200 quilómetros de autonomia em apenas 14 minutos nos veículos com capacidade de potência mais elevada.

Quantos aos pontos shuffle, no total são 16 colunas multifunções que permitirão também o carregamento elétrico normal de veículos automóveis. O carregador que se encontra instalado é o “pole-mounts” da Efacec de 22 kW, existentes em coluna multifuncional que permitirá o carregamento de apenas uma viatura. Os pontos de carregamento normais irão permitir o carregamento de veículos elétricos em até 60 minutos. Para estas colunas foi feito um investimento aproximado de 170 mil euros.

Esta aposta junta-se a outras relacionadas com políticas ambientalmente sustentáveis. Reconhecido como um concelho de excelência na área da Tecnologia e Inovação, o Município de Oeiras tem vindo a afirmar-se também na Mobilidade Elétrica, no âmbito de uma estratégia para as smart cities.

Oeiras mais Verde e Sustentável – Sabia que…

  • … Oeiras tem mais de 270 hectares de espaços verdes? O Município investe anualmente 7 milhões de euros na manutenção dos espaços verdes
  • … entre outubro de 2020 e janeiro 2021, foram plantadas mais de 5.620 árvores por todo o concelho? Estas plantações foram realizadas em arruamentos, para reposição de caldeiras vazias, mas essencialmente em áreas verdes, das quais se destacam: 4.400 árvores florestais na Serra de Carnaxide; 500 árvores florestais no Fórum Oeiras, plantadas com o apoio da Nestlé; 437 árvores na Variante 249-3 (Porto Salvo / Tagus Park); 136 árvores na Ciclovia Empresarial; 26 árvores no Estacionamento dos Bombeiros de Carnaxide, reforço da plantação efetuada pela empreitada; 25 árvores na Rua da Fonte de Maio/Rua Conde das Alcáçovas; 48 palmeiras na Quinta da Fonte / R. das Pedras Alvas e 17 árvores na Escola Básica de Porto Salvo.
  • …Foram instaladas papeleiras inteligentes por todo o concelho? Trata-se de um projeto-piloto que prevê a instalação gradual de 50 papeleiras inteligentes, com capacidade para 120 litros e que dispõem de um sistema de compactação interno que permite aumentar em 8 vezes a quantidade de deposição de resíduos num só equipamento. São alimentadas a energia solar e sempre que a capacidade de deposição se aproxima do limite emite um alerta automático, permitindo ao Município aumentar significativamente a eficiência do processo de recolha, assim como a redução do número de deslocações, resultando na redução de custos.
Este artigo foi publicado na edição 87 da Ambiente Magazine.