Município de Alcácer do Sal realiza ação de plantação de novas árvores na região

Município de Alcácer do Sal realiza ação de plantação de novas árvores na região

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal dá início a uma ação de plantação de novas árvores no Largo Luís de Camões e ao longo da Avenida João Soares Branco.

Segundo uma nota divulgada pelo município, as árvores ao longo da marginal, junto à margem norte do rio Sado, sempre apresentaram graves problemas de desenvolvimento, não só como consequência das dificuldades destas em se adaptarem ao local onde se encontram instaladas, mas também devido à presença de uma praga de afídios, que tem tentado ser combatida ao longo destes anos.

Durante este tempo, os serviços sempre tentaram, por todos os meios, manter as árvores originalmente instaladas naquele local, tendo mesmo sido feita a substituição de alguns exemplares por novas plantas da mesma variedade. Mas, apesar de todos os esforços para manter as árvores no seu melhor estado fitossanitário, muitas delas já não reúnem as condições mínimas para se manterem saudáveis, tendo secado e não sendo já possível a sua recuperação.

De forma a solucionar o problema de forma definitiva, a Câmara Municipal encontra-se a proceder à substituição da totalidade das árvores existentes (acer monspessulanum) por freixos (fraxinus angustifolia), uma espécie mais adaptada a esta zona do país, procurando, desta forma, ter uma marginal dotada de exemplares saudáveis, refere a mesma nota.