Município de Alenquer promove projeto de hidrogénio no setor de transportes e logística com EDP, Luís Simões e IVECO

Município de Alenquer promove projeto de hidrogénio no setor de transportes e logística com EDP, Luís Simões e IVECO

Categoria Ambiente, Energia

A Câmara Municipal de Alenquer assinou um acordo de cooperação com a EDP, Luís Simões e IVECO, para avaliar e testar o uso do hidrogénio como vetor energético no setor de transportes e logística e promover o papel do hidrogénio na descarbonização da economia.

O setor dos transportes é um dos principais consumidores de produtos petrolíferos, sendo um dos principais responsáveis pelas emissões de gases de efeitos de estufa e pela significativa dependência energética externa do país.

O hidrogénio é uma solução que permite eliminar as emissões nocivas dos transportes, nomeadamente o transporte pesado de longo curso. O hidrogénio produzido, através do processo de eletrólise, utilizando eletricidade para decompor a molécula da água em oxigénio e hidrogénio, é utilizado como combustível dos veículos que libertam apenas vapor de água para a atmosfera.

Este projeto é também alavancado pelo conhecimento que a EDP está a adquirir com o projeto atualmente em curso na Central de ciclo combinado do Carregado, no qual se pretende produzir hidrogénio e misturá-lo com o gás natural para queima, reduzindo assim as emissões da Central.

Esta cooperação entre parceiros nacionais e internacionais de referência, demonstra o compromisso ambiental das empresas envolvidas e da Câmara Municipal de Alenquer, sendo mais um passo para uma mobilidade e economia sustentável.