Nestlé assina Pacto Europeu dos Plásticos e reforça o seu compromisso para a redução do uso de plásticos virgens

Nestlé assina Pacto Europeu dos Plásticos e reforça o seu compromisso para a redução do uso de plásticos virgens

Categoria Advisor, Empresas

Nos últimos cinquenta anos o uso de plásticos aumentou dramaticamente. Este material trouxe enormes benefícios, mas os custos são claros e é por essa razão que “devemos impedir que as embalagens acabem o seu ciclo de vida em aterros, oceanos, lagos e rios”. É este o principal objetivo pelo qual a Nestlé é subscritora do Pacto Europeu de Plásticos. O Pacto ajudará a Companhia a alcançar o seu objetivo de ter “embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis e de reduzir o uso de plásticos virgens em um terço até 2025”, refere a Nestlé em comunicado

Iniciado por Portugal, França e Holanda, o Pacto Europeu dos Plásticos tem um único objetivo: acelerar a transição para uma economia circular de plásticos e parar a dependência de plásticos virgens – plásticos feitos de combustível fóssil não renovável.

O Pacto reúne empresas líderes, assim como ONG’s e governos, que se comprometem a atingir objetivos comuns até 2025 e ir além da legislação atual sobre esta matéria. Estes objetivos europeus incluem:

  • A redução de produtos e embalagens de plástico virgem em pelo menos 20%
  • O aumento da capacidade de recolha e de reciclagem de embalagens plásticas na Europa em pelo menos 25%.
  • O aumento do uso de plásticos reciclados em embalagens para uma média de pelo menos 30%.

Marco Settembri, CEO da Nestlé na Europa, Médio Oriente e Norte de África (EMENA): “Estamos muito satisfeitos com a assinatura do Pacto Europeu. Um dos nossos objetivos conjuntos é o de criar uma economia circular, melhorando os sistemas de recolha, de triagem e separação e a reciclagem em toda a Europa. Atualmente, temos já novas garrafas de plástico da marca Vittel que são fabricadas com plástico de garrafas usadas. No futuro, queremos garantir que outras embalagens, como os nossos invólucros e bolsas, possam ser recicladas em novas embalagens de alimentos”.

Nestlé Portugal no caminho de embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025

A Nestlé Portugal orgulha-se em juntar ao esforço nacional o trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos para cumprir o seu próprio objetivo de ter 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Em 2019 a Nestlé lançou no mercado português os snacks YES! e o achocolatado NESQUIK All Natural, com embalagens em papel 100% reciclável. Também no caso da nova gama de cereais NESTUM ZERO, cuja embalagem é 100% reciclável, todo o papel utilizado provém de fontes sustentáveis. Na fábrica do Porto, dedicada à produção de café torrado, foi eliminado o plástico nas embalagens secundárias de café torrado

Ainda em 2019, a Nestlé, em conjunto com a indústria, patrocinou um projeto da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) no sentido de estudar e concluir uma recomendação sobre a reciclagem de cápsulas de café e de outras bebidas, cujas conclusões serão apresentadas no decorrer de 2020.  Foi ainda testado com sucesso a utilização de material de ponto de venda 100% reciclável, uma prática que permite um fim de vida com valor acrescentado na economia circular

Também no ano passado, foram eliminados todos os plásticos de uso único em todas as instalações da Nestlé Portugal, um processo estendido aos Clientes Nestlé no canal HORECA; tratou-se de eliminar 150 toneladas de plásticos ao longo da cadeia de valor.

Para esta redução contribuíram medidas como a substituição das paletines em plástico (para mexer o café de todas as marcas da Nestlé: BUONDI, SICAL, TOFA, CHRISTINA, NESCAFÉ e NESPRESSO) por madeira e bambu; a eliminação do plástico que envolvia as embalagens de café destinadas a utilização profissional neste mesmo canal, que foram substituídas por cartão; a redução do filme plástico que envolve as paletes destinadas ao envio dos produtos Nestlé para o mercado e a sua substituição por filme contendo plástico reciclado, e ainda a substituição dos materiais de ponto de venda em plástico por metálicos nos clientes Nestlé também do canal HORECA,  entre outras medidas.