Nestlé refloresta Parque Natural Sintra-Cascais em ação de voluntariado

Nestlé refloresta Parque Natural Sintra-Cascais em ação de voluntariado

“Plantar uma Árvore” é o mote da ação de voluntariado All Together da Nestlé Portugal que terá lugar amanhã, dia 9 de novembro, no Parque Natural Sintra-Cascais. Para levar a cabo esta iniciativa estão confirmados cerca de 200 voluntários, colaboradores que pertencem às duas estruturas da Companhia sediadas em Linda-a-Velha, a Nestlé Portugal e o Nestlé Business Services (NBS) Lisbon, às quais se juntarão os seus familiares.

De entre as espécies de árvores que vão ser plantadas, 400 no total, contam-se o Freixo-comum, Amieiro, Sobreiro, Abrunheiro-bravo, Zambujeiro. Serão também plantadas algumas espécies de arbustos tais como o Medronheiro, Folhado, Loureiro, Murta e Lentisco.

O Parque Natural Sintra-Cascais caracteriza-se por ter uma grande área de árvores nativas do próprio território, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais, que serve de área de refúgio e reprodução para um grande número de animais. Por ser uma floresta autóctone é mais resistente a pragas, doenças e períodos de seca ou chuva intensas, ajudando assim a manter a fertilidade do espaço rural e o equilíbrio das paisagens.

Esta ação de reflorestação, através da plantação de árvores autóctones, vem no sentido de ajudar a combater as grandes ameaças que todos os anos atingem este e outros parques naturais, tais como os incêndios, os cortes prematuros ou desordenados, as pragas, as doenças e a invasão de espécies não autóctones.

Com esta ação, os colaboradores voluntários estarão a contribuir para a proteção da floresta autóctone que tem uma importante função ambiental de controlo da erosão dos solos, de conservação da água, de sequestro de CO2 e de produção de oxigénio, permitindo uma melhor qualidade de vida e de saúde das populações vizinhas a este parque natural, que este ano foi severamente afetado pelos incêndios ocorridos no verão. Dinamizar a consciência ecológica e a responsabilidade ambiental e simultaneamente usufruir de um momento de convívio descontraído entre todos os que fazem parte da grande família Nestlé, é outro dos objetivos, perfeitamente alinhado com o propósito da companhia de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

Esta iniciativa complementa outras desenvolvidas pelo Grupo, como é o caso da iniciativa “Paper Less”, lançada pela direção de Supply Chain da Nestlé Portugal, que tem por objetivo de reduzir substancialmente o consumo de papel, ajudando a tornar mais sustentável a cadeia de valor da Nestlé.