PONG-Pesca celebra 10.º aniversário com evento dedicado à conservação marinha e às pescas

PONG-Pesca celebra 10.º aniversário com evento dedicado à conservação marinha e às pescas

Categoria Advisor, Agenda

PONG-Pesca – Plataforma de ONG’s portuguesas sobre a pesca teve o seu início no ano de 2009, quando cinco Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA) portuguesas decidiram coligar se com o propósito de acompanhar a reforma e posterior implementação da nova Política Comum das Pescas (PCP).

Passados 10 anos, o raio de ação da plataforma alargou-se a outros temas da conservação marinha, aumentando também o número de ONG associadas – oito, atualmente. A missão da PONG-Pesca é promover a exploração sustentável dos recursos pesqueiros em todas as suas vertentes, ecológica, social e económica, tendo em vista a conservação dos ecossistemas marinhos e também o desenvolvimento das comunidades ligadas a esta atividade.

O trabalho da plataforma tem sido apoiado, ao longo dos últimos anos, por diversos stakeholders e atores individuais, pelo que a comemoração da sua primeira década de existência só fará sentido se contar com a presença daqueles que, de alguma forma, impulsionaram, contribuíram, divulgaram e apoiaram o seu trabalho.

A plataforma dedicará os dias 15 e 16 de novembro a celebrar o seu 10.º aniversário, na Academia Recreio Artístico, em Lisboa, com um programa diverso que não pode deixar de refletir aquele que tem sido o foco do seu trabalho: a conservação marinha e as pescas.

Em ambos os dias, o evento tem início às 17:00 com tertúlias, com oradores convidados ligados a áreas como gestão, investigação e gastronomia, que consistem em conversas abertas em que todos os presentes são convidados a participar. O evento prolonga-se pela noite, com exibição do filme “Desierto Líquido”, dos realizadores espanhóis Alba Azaola e Daniel Carrasco (trailer aqui), na sexta-feira, e com DJ set, no sábado. Também no sábado, haverá um espaço dedicado às crianças no ateliê “À descoberta do mar em português”, em que os mais pequenos podem ficar a conhecer um pouco mais dos nossos oceanos e das criaturas que nele habitam.

A participação em todas as atividades é gratuita, mediante inscrição através do endereço pong.pesca@gmail.com. O programa completo do evento e mais informação sobre o mesmo estão disponíveis aqui e aqui e a PONG-Pesca irá receber os seus amigos, apoiantes e colaboradores num ambiente de festa para comemorar 10 anos a trabalhar pela conservação dos oceanos.