No Dia Mundial das Abelhas, que se assinalou esta terça-feira, 20 de maio, a NESTUM celebrou o 5.º aniversário da iniciativa “Juntos Pelas Abelhas“, reforçando o seu compromisso com a preservação da atividade apícola em Portugal. Para assinalar este momento, a marca renova o seu apoio aos apicultores nacionais com a doação de mais 300 colmeias, contribuindo para a vitalidade deste setor fundamental para o equilíbrio do ecossistema.
Ao longo de cinco anos, a iniciativa tem vindo a consolidar o compromisso da Nestlé Portugal com a conservação e o fortalecimento da apicultura nacional. Desde 2021, foram oferecidas 1600 colmeias, o que podem representar mais de 100 milhões de novas abelhas no ecossistema, permitindo apoiar apicultores em todos os distritos do país.
Um dos pontos altos deste aniversário é o sucesso da primeira edição da Academia de Apicultura NESTUM®, que formou 50 novos apicultores nas cidades de Lisboa, Porto e Viseu. A Academia, lançada em setembro de 2024, proporcionou aos participantes uma formação completa, combinando aulas teóricas e práticas, e oferecendo um kit de iniciação com uma colmeia para o desenvolvimento da sua própria atividade apícola.
“Estamos muito orgulhosos do impacto que a iniciativa ‘Juntos Pelas Abelhas’ tem tido ao longo destes cinco anos. Os resultados que alcançámos, desde a doação de colmeias à formação de novos apicultores, demonstram o nosso compromisso em apoiar a renovação do setor e garantir a continuidade desta atividade essencial para o nosso planeta. Acreditamos que, ao investir na formação e no apoio aos apicultores, e ao aumentar a consciencialização sobre a importância das abelhas, estamos a contribuir para a preservação das abelhas e para a construção de um futuro mais sustentável.”, afirma Joana Bandeira, Brand Manager de NESTUM da Nestlé Portugal.
A NESTUM está já a preparar a segunda edição da Academia de Apicultura, com o objetivo de formar ainda mais apicultores e expandir o impacto positivo da iniciativa. Esta formação inclui atividades como a enxameação e a colheita e extração de mel nos seus módulos de aprendizagem.
O evento, que aconteceu no Campus da Nestlé Portugal, contou com a presença de representantes do Laboratório de Estado da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento (INIAV), da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), da Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel (FENAPICOLA), da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e do Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Oeiras.








































