Nova Deli vai limitar uso do automóvel a partir de janeiro

Nova Deli vai limitar uso do automóvel a partir de janeiro

As autoridades de Nova Deli anunciaram que a partir de janeiro de 2016 os automóveis particulares terão o seu uso restringido a dias alternados, em função da matrícula par e ímpar, para reduzir a poluição da capital mais poluída do mundo. Esta medida não afetará os transportes públicos nem de emergência, mas sim os milhares de carros que diariamente circulam na cidade indiana.
O Governo local acordou ainda outras medidas, como plantação de vegetação nas principais estradas para reduzir as poeiras na atmosfera, assim como limitar ainda mais a circulação de veículos pesados, já restringida a horas noturnas, e fechar centrais térmicas.
Além disso, os veículos deverão, a partir de 2017, cumprir normas similares aos da União Europeia no que diz respeito à redução de emissões.
Com cerca de 17 milhões de habitantes, Nova Deli é uma das cidades mais populosas do mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, a capital mais contaminada do planeta. A Índia conta com 13 das 20 cidades mais poluídas do mundo.