Nova janela solar pode gerar até 50 vezes mais energia que fotovoltaicas convencionais

Nova janela solar pode gerar até 50 vezes mais energia que fotovoltaicas convencionais

A startup norte-americana Solar Window Technologies, sediada em Maryland, anunciou hoje que as suas janelas solares são “revolucionárias” e podem gerar “50 vezes mais energia que os painéis solares convencionais”.

“Em vez da tradicional tecnologia fotovoltaica opaca, a SolarWindow pode ser aplicada como revestimento em qualquer janela de vidro ou plástico e, imediatamente, começar a gerar electricidade, inclusive com luz artificial e sombra”, noticia o site Inhabitat.com. Segundo a SolarWindow, “esta tecnologia pode produzir mais energia a um custo menor e oferece um retorno do investimento inacreditável em apenas um ano”. Já os sistemas solares convencionais precisam de cinco a onze anos para se pagarem.

Segundo explica o Inhabitat, o conceito de utilizar células solares transparentes que se transformam em centrais solares – incluindo ecrãs de telemóveis – não é novo. No ano passado, cientistas da Universidade do estado do Michigan anunciaram um concentrador solar transparente que permite a entrada de luz visível e utiliza as moléculas orgânicas para guiar os comprimentos de onda ultravioletas e infravermelhos para a orla do vidro, onde as pequenas células fotovoltaicas transformam a luz não visível em electricidade. No entanto, a eficiência da conversão para o protótipo situa-se nos 1%, contra os 20 a 25% dos painéis solares convencionais.

“Embora estejamos cépticos sobre os números e garantias de eficiência, a empresa irá em breve provar as suas promessas”, explica o Inhabitat. Dentro de 28 meses, avança a empresa, os primeiros produtos estarão prontos a comercializar.