Novo Smart elétrico chega na primavera

Novo Smart elétrico chega na primavera

Categoria Ambiente, Energia

A Smart apresentou no Salão de Paris, que decorreu de 1 a 16 de outubro, a nova versão elétrica da terceira geração do modelo. Depois dos modelos Smart electric drive do Smart fortwo coupé e do Smart fortwo cabrio, a nova versão será pela primeira vez com um modelo de quatro lugares, o smart forfour.

Com esta novidade, a Smart será assim o único fabricante de automóveis a nível mundial a oferecer a sua gama de modelos equipados simultaneamente com motores de combustão interna e sistema de propulsão totalmente elétrica com recurso a bateria.

O Smart Fortwo e Forfour Electric Drive irão ter lançamento no mercado em dezembro de 2016 nos Estados Unidos. Para a Europa, a chegada está prevista para a primavera de 2017.

Com a bateria totalmente carregada possui energia suficiente para percorrer cerca de 160 km. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 130 km/h para maximizar autonomia. Com o novo carregador rápido, equipamento opcional que estará disponível a partir de 2017, estes podem ser totalmente carregados em menos de 45 minutos (em função da versão do país e da rede elétrica).

Nos EUA e no Reino Unido o tempo de carregamento é de 2,5 horas – metade do que o do modelo antecessor. Para além disso e com a App “smart control”, o processo de carregamento pode ser “monitorizado confortavelmente à distância assim como muitas outras funções tais como o carregamento inteligente”, refere o comunicado.

Com a App “smart control” é possível ainda aceder a várias informações sobre o veículo através de um smartphone, tablet ou computador. Assim, o controlo da pré-climatização ou o carregamento inteligente podem ser controlados à distância confortavelmente.