Nunes Correia distinguido com o Prémio Carreira AcquaLive 2018

Nunes Correia distinguido com o Prémio Carreira AcquaLive 2018

Categoria Águas, Ambiente

Francisco Nunes Correia, atual Professor Catedrático de Recursos Hídricos e Ambiente do Instituto Superior Técnico, ex-ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional e fundador da PPA – Parceria Portuguesa para a Água, foi o eleito para receber o Prémio Carreira AcquaLive 2018.

O prémio distingue o seu contributo para o setor da Água em Portugal que pode ser evidenciado, conforme explica a nota da PPA, pelo seu desempenho enquanto ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, enquanto responsável pela preparação do Plano Nacional da Política de Ambiente (PNPA), e no apoio ao processo de negociação com Espanha para uma nova convenção sobre recursos hídricos.

A nível internacional destaca-se o seu contributo enquanto membro do Comité de Alto Nível da EIP Water – European Innovation Partnership on Water, órgão que aconselha o Comissário Europeu para o Ambiente, e a sua colaboração junto da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, na “Water Governance Initiative” e nos “OECD Policy Dialogues on Water Governance”.

O Júri do prémio Carreira AcquaLive 2018 foi constituído por representantes das principais associações do setor: APRH, APESB, APDA, APEMETA e AEPSA, do grupo AdP – Águas de Portugal, do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Autoridade Nacional da Água, tendo sido secretariado pela PPA – Parceria Portuguesa para a Água.

Os membros do júri foram a Engª Rafaela de Saldanha Matos, investigadora-coordenadora do LNEC e administradora da PPA – Parceria Portuguesa para a Água; o Dr. Duarte Veiga da Cunha, assessor do Conselho de Administração do grupo AdP – Águas de Portugal; o Engº João Gomes da Costa, diretor geral da AEPSA – Associação das Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente; o Dr. António Sequeira Ribeiro, vice-presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente; o Engº Carlos Iglézias, presidente da APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais; a Engª Maria João Rosa, vice-presidente da APESB – Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental; o Prof. Francisco Taveira Pinto, presidente APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos; e o Dr. Orlando Borges, presidente da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. O Júri foi secretariado pelo Dr. João Simão Pires, diretor executivo da PPA.

A cerimónia de entrega do prémio Carreira AcquaLive 2018, que contará com uma apresentação do premiado realizada pelo Eng.º Carlos Pimenta, ex-secretário de Estado do Ambiente e Recursos Naturais, irá decorrer no final da conferência AcquaLive 2018, que se realizará no próximo dia 13 de abril, com início às 9h30, no auditório 5 do Pavilhão 1 do Centro de Congressos de Lisboa.

Sobre o Prémio Carreira AcquaLive
Em 2012, a Fundação AIP em parceria com a PPA – Parceria Portuguesa para a Água, instituíram o “Prémio Carreira AcquaLive”, com o objetivo de todos os anos distinguir e celebrar uma personalidade de reconhecido mérito, que ao longo de todo um percurso de vida tenha contribuído de forma notável para o progresso da gestão e utilização sustentável da água em Portugal.

Nas edições anteriores do Prémio Carreira AcquaLive foram agraciados:
– O Professor Luís Veiga da Cunha, em 2012,
– O Professor Ricardo Oliveira, em 2013,
– O Eng.º António Eira Leitão, em 2014,
– O Embaixador Gonçalo de Santa Clara Gomes, em 2015,
– O Professor Armando Lencastre, em 2016 e
– O Professor José Novais Barbosa, em 2017.

Francisco Nunes Correia é atualmente professor Catedrático de Recursos Hídricos e Ambiente do Instituto Superior Técnico, Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura, e Georrecursos, membro do Conselho Nacional da Água desde a sua criação, em 1994, membro do Comité de Alto Nível da EIP Water -European Innovation Partnership on Water, e, após dois mandatos como presidente da PPA, é atualmente presidente da Mesa da Assembleia Geral desta Associação.

Sobre a Conferência AcquaLive 2018
A Conferência AcquaLive 2018 irá decorrer no âmbito do Portugal Smartcities Summit, evento dedicado ao futuro das cidades, em que a PPA integra o Conselho Estratégico, e que se realiza de 11 a 13 de abril, no Centro de Congressos de Lisboa.

“Futuro da Água Inteligente e Sustentável” será o tema da Conferência AcquaLive 2018 que irá decorrer na manhã do dia 13 de abril, com início às 9h30, no auditório 5 do Pavilhão 1 do Centro de Congressos de Lisboa.

O programa da conferência AcquaLive 2018 contempla uma mesa de abertura a qual será seguida do painel “Portugal de Regresso de Brasília”, com as novidades do 8º Fórum Mundial da Água e terá um painel empresarial com casos de sucesso sobre a Inovação e a Internacionalização no Setor da Água. No final da conferência e antes da pausa para almoço será feita a cerimónia de atribuição do Prémio Carreira AcquaLive 2018.

A participação na conferência AcquaLive 2018 é gratuita sendo apenas necessária uma inscrição prévia através do link: http://portugalsmartcities.fil.pt/inscricoes/