Oceano retém 90% dos gases de efeitos de estufa

Oceano retém 90% dos gases de efeitos de estufa

Categoria Advisor, Investigação

O Jornal da Economia do Mar dá hoje conta de um estudo recente, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), segundo o qual o Oceano retém 90% dos gases de efeitos de estufa.

O estudo foi levado a cabo por cinco investigadores do Reino Unido e dos Estados Unidos, que tentaram prever comportamentos climáticos extremos resultantes da absorção de gases com efeito de estufa pelos oceanos. A conclusão é que as alterações climáticas estão a aquecer rapidamente os oceanos, com estes a absorverem 90% do calor retido devido às emissões de Gases de Efeitos de Estufa (GEE) — pelo que 10% vão para a atmosfera e solos.

De acordo com o estudo, o aquecimento foi tal que equivale a uma bomba atómica por segundo, nos últimos 150 anos. Tal aquecimento faz aumentar a ocorrência de furacões e outros fenómenos climáticos extremos.

O problema é que os mares aquecem a ritmos diferentes, face às correntes oceânicas que transportam o calor, pelo que os investigadores estão agora a tentar determinar uma linha base de comportamento para se poder prever o aumento do nível médio das águas do mar.