Principais empresas emitentes de obrigações verdes lançam Fórum Corporativo sobre Finanças Sustentáveis

Principais empresas emitentes de obrigações verdes lançam Fórum Corporativo sobre Finanças Sustentáveis

Através do Fórum Corporativo sobre Finanças Sustentáveis, dezasseis das maiores empresas europeias pretendem impulsionar o desenvolvimento do financiamento sustentável.

Um ano após o “Paris Green Bond Pledge”, publicado para assinalar o Dia do Financiamento Climático de 2017, 16 empresas europeias — EDF, EDP, ENEL, ENGIE, Ferrovie Dello Stato Itália, Iberdrola, Icade, Ørsted, RATP, SNCF Réseau, Société du Grand Paris, SSE, Tennet, Terna, Tideway e Vasakronan — juntaram-se para criar o Fórum Corporativo sobre Financiamento Sustentável. O Fórum, concebido como uma rede permanente de troca de pontos de vista e ideias, reúne “Emitentes Verdes” dinâmicos determinados a defender e desenvolver o financiamento sustentável, como uma ferramenta crítica para combater as alterações climáticas e fomentar uma sociedade mais sustentável e socialmente responsável.

As empresas fundadoras — envolvidas em vários setores, incluindo utilities, infraestruturas e operações de transporte baseadas em tecnologias limpas, infraestruturas e serviços ambientais bem como imobiliário — desejam aumentar o contributo para o desenvolvimento de um conjunto mais amplo de instrumentos financeiros com base no financiamento sustentável, como obrigações e empréstimos verdes e sustentáveis, linhas de crédito e outras ferramentas de financiamento, reconhecendo a sustentabilidade do modelo de negócios dos seus emissores.

Representando mais de dois terços dos volumes de emissões verdes e sustentáveis de empresas europeias, o Fórum considera os instrumentos financeiros sustentáveis como ferramentas eficientes de mercado que alocam os recursos económicos onde são mais necessários, particularmente para investimentos de baixo carbono e sustentáveis, os quais são centrais para as estratégias corporativas dos seus membros.

O compromisso é:

– Integrar mais profundamente a noção de sustentabilidade nas estratégias financeiras das nossas respetivas empresas;

– Trabalhar com os investidores para estimular o desenvolvimento de uma economia mais sustentável através de instrumentos de financiamento inovadores;

– Aumentar a presença de empresas em fóruns internacionais e nacionais que moldem o desenvolvimento de mercados financeiros sustentáveis;

– Participar ativamente nos processos que estabelecem os padrões e marcos regulatórios futuros para instrumentos financeiros sustentáveis;

– Potenciar o conhecimento mútuo e promover melhores práticas em relatórios de impacto;

– Discutir com agências de rating sobre a integração mais profunda dos critérios de SRI na avaliação da sustentabilidade financeira das empresas a longo prazo.

As finanças sustentáveis são uma jornada entusiasmante para emissores e investidores. Vai tornar-se uma questão cada vez mais proeminente, com os investidores a adaptarem-se rapidamente a estas novas tendências e dispostos a alocar capital em iniciativas sustentáveis. Como tal, o Fórum é uma oportunidade para colocar as empresas na vanguarda da transição para uma economia de baixo carbono e sustentável.