PAN visita Peniche e Bombarral por melhores políticas públicas de bem-estar animal

PAN visita Peniche e Bombarral por melhores políticas públicas de bem-estar animal

Esta quinta-feira, dia 21 de janeiro, o deputado do PAN – Pessoas – Animais – Natureza, André Silva, vai visitar as cidades de Peniche e Bombarral.

Na primeira visita, a Bombarral, vai-se encontrar com a Associação Bom Gato, no seguimento de um convite para ir ver as colónias de gatos pelas quais esta associação é responsável. Vai reunir, ainda, com a vereadora da câmara municipal do Bombarral, Norberta Santos, para trocarem algumas impressões sobre políticas públicas de bem-estar animal. No mesmo dia, André Silva, encontrar-se-á com o presidente da câmara municipal de Peniche, António José Correia, para visitar a estrutura municipal de apoio aos animais de rua.

O grande objetivo destas deslocações do PAN será perceber “de que forma o partido pode ajudar uma cidade que se debate, há décadas, com a falta de uma estrutura municipal que possa dar resposta às inúmeras questões relacionadas com animais sem dono que deambulam pelas ruas do concelho rural e urbano, sem qualquer tipo de acompanhamento sanitário e médico-veterinário”, adianta em comunicado o partido.

Recorde-se que a Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC) pelo fim dos canis de abate em Portugal visa “criar uma moldura legal que contemple os princípios de respeito pela vida dos animais não humanos” e está, neste momento, a ser discutida em Comissão Parlamentar na Assembleia da República, onde serão também ouvidas várias entidades. Para o PAN, será “fundamental” encontrar uma solução que seja simultaneamente “realista e aplicável no curto prazo, que dignifique os animais e que seja socialmente justa”.

“O grau de civilização de uma determinada sociedade também se mede pela forma como trata os animais e o PAN está aqui para lutar e assegurar que vivemos numa sociedade evoluída, fraterna e em harmonia entre todos os seres“, defendeu o deputado do PAN, André Silva.