Parceiros instalam sistemas de abastecimento de água em vilas de Moçambique

Parceiros instalam sistemas de abastecimento de água em vilas de Moçambique

Categoria Águas, Ambiente

O Governo de Moçambique, a UNICEF e a União Europeia inauguram hoje o primeiro de três sistemas de abastecimento de água em vilas necessitadas do sul de Moçambique, avança a Lusa. A aldeia de Jangamo, na província de Inhambane, vai ser a primeira a ser beneficiada com um dos três sistemas de abastecimento reabilitados e expandidos através do programa Aguasani.

A infraestrutura tem capacidade para abastecer 10.800 pessoas, cobrindo assim as necessidades da população esperada para os próximos dez anos. A par da inauguração vai ser estabelecida uma comissão local que tem como objetivo salvaguardar os interesses do consumidor e que vai trabalhar com o operador “para garantir que o serviço de abastecimento de água seja fornecido com a qualidade esperada”, anuncia a direção do projeto, em comunicado.

O projeto Aguasani visa melhorar o acesso a água potável, saneamento e práticas seguras de higiene em Jangamo, Homoíne e Morrumbene. O projeto prevê ainda a melhoria das infraestruturas de água e saneamento nas instalações das escolas públicas, centros de saúde e mercados das três vilas.

Além do setor público, as ações envolvem o setor privado local “para remover as barreiras no acesso a produtos e serviços de saneamento”.