Paris começa a proibir circulação de carros produzidos antes de 1997

Paris começa a proibir circulação de carros produzidos antes de 1997

Carros movidos a gasolina ou gasóleo produzidos antes de 1 de janeiro de 1997 e motos feitas antes de 1 de junho de 1999 estão proibidos de transitar em Paris de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h. A medida, que tem caráter experimental, vem juntar-se à proibição que entrou em vigor há um ano e que impede a circulação de autocarros e veículos pesados registados antes de 1 de outubro de 2001.

Ambas as ações fazem parte do plano contra a poluição iniciada pela presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, que pretende erradicar até 2020 todos os veículos a gasóleo da cidade, assim como os movidos a gasolina que sejam muito poluentes.

“Para mim, a poluição causa problemas de saúde pública. E saúde pública não se negoceia”, declarou Hidalgo recentemente em entrevista à emissora “BMFTV”.

A autarquia de Paris também prevê proibir, a partir de 1 de julho de 2017, o trânsito de veículos pesados na categoria Euro 3 (registados antes de outubro de 2006) e os veículos particulares ou utilitários a gasóleo Euro 2 (anteriores a janeiro de 2001).

A série de medidas inclui, além disso, multas de 35 euros para os infratores e a implantação de um sistema de cores obrigatórias a partir de julho de 2015. Serão instalados adesivos nos vidros dos carros para indicar o nível de poluição de cada veículo.

Para incentivar a renovação da frota parisiense – 750 mil veículos no total – a câmara oferece uma ajuda de 400 euros aos moradores que deixem de lado os carros considerados como mais poluidores – cerca de 50 mil, anteriores a 1997.

Paris é a primeira cidade francesa que implanta este tipo de restrição, apesar do plano de Hidalgo fazer parte da iniciativa da ministra de Ecologia do país, Ségolène Royal, para melhorar a qualidade do ar.