Philips Lighting projeta Cidade do Futuro em Portugal

Philips Lighting projeta Cidade do Futuro em Portugal

A Philips Lighting, marca presença na edição deste ano do Smart Mobility Summit que está a decorrer por estes dias em Lisboa. Neste evento dedicado às cidades inteligentes, a empresa holandesa dá a conhecer algumas das suas soluções, em especial, sobre o projeto que está a ser desenvolvido na cidade de Peniche.

Através da aplicação Philips CityTouch, que possibilita uma gestão mais eficaz da iluminação exterior das cidades, é possível que as luzes da cidade se liguem e desliguem de forma autónoma, de acordo com as necessidades de iluminação; consultar o gasto de energia e quais as luzes a precisar de manutenção; e, ainda, estabelecer programas e níveis de regulação em função de necessidades específicas.

Atualmente, a cidade de Peniche é o maior projeto com o sistema de iluminação conectada Philips CityTouch em Portugal, tendo neste momento mais de 4.300 pontos de luz com iluminárias LED, dos quais 700 (14%) estão a ser geridos através da aplicação. Prevê-se ainda que esta estratégia consiga uma poupança energética de 75%.

A aplicação Philips CityTouch é uma plataforma de software para gestão da iluminação exterior, que oferece um nível elevado de controlo e monitorização, assim como uma poupança significativa de energia. Esta ferramenta baseia-se em três pilares integrados numa só solução: software, luminárias e serviços. Com esta aplicação, a empresa holandesa pretende tornar as cidades mais sustentáveis, mais eficientes, mais confortáveis e, ao mesmo tempo, procura liderar o vertical da iluminação conectada dentro das Smart Cities.