PO SEUR esclarece sobre financiamentos à Eficiência Energética nos edifícios da Administração Pública

PO SEUR esclarece sobre financiamentos à Eficiência Energética nos edifícios da Administração Pública

Categoria Ambiente, Energia

A Autoridade de Gestão do PO SEUR realiza no próximo dia 26 de julho, pelas 14h30, no Auditório do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, uma sessão de esclarecimentos sobre o seu segundo Aviso-Concurso para “A Eficiência Energética nos Edifícios da Administração Pública Central”, que visa promover a eficiência energética, a gestão inteligente da energia e a utilização das energias renováveis nos edifícios públicos da Administração Central.

No seguimento da abertura do Aviso-Concurso PO SEUR 03-2018-07, a 22 de maio, destinado ao financiamento de medidas de eficiência energética e de produção de energias renováveis para autoconsumo nas infraestruturas públicas da Administração Central do Estado, e cujo período para apresentação de candidaturas da 1.ª Fase decorre até 7 de setembro, o PO SEUR realiza agora uma sessão de esclarecimentos sobre os aspetos relacionados com as operações a candidatar.

O financiamento comunitário global previsto neste Aviso ascende a 50 milhões de euros, do Fundo de Coesão, e os apoios a conceder passam a ter duas modalidades, à escolha das entidades candidatas: apoio reembolsável ou apoio não reembolsável, dentro das condições previstas no Aviso.

Este é o segundo concurso destinado ao apoio de projetos de eficiência energética nos edifícios da Administração Central do Estado. No primeiro, foram concedidos apoios de cerca de 136 milhões de euros a 102 projetos, num investimento total na ordem dos 150 milhões de euros. Estes projetos aprovados vão contribuir para uma redução anual estimada de cerca de 23 mil toneladas equivalentes de petróleo no consumo de energia primária, e uma consequente diminuição da fatura do Estado com os gastos em energia de cerca de 11 milhões de euros.

Na sessão estarão presentes o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes e a diretora geral da Direção Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva. A apresentação do Aviso ficará a cargo da Presidente da Comissão Diretiva do PO SEUR, Helena Pinheiro de Azevedo.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória até às 18h00 do dia 25 de julho. Mais informações em: https://poseur.portugal2020.pt.