Polis Sudoeste conclui obras em quatro praias de Sines e Odemira

Polis Sudoeste conclui obras em quatro praias de Sines e Odemira

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste concluiu a empreitada de “valorização e qualificação” das praias da Samouqueira, São Torpes e Morgavel, no concelho de Sines e das Furnas, no concelho de Odemira. A estratégia de intervenção definida tem por referencial a “identidade biofísica, ecológica, urbana, económica e social da faixa litoral entre São Torpes (Sines) e o Burgau (Vila do Bispo)”, refere a entidade responsável pelo programa Polis no Sudoeste alentejano e na costa vicentina, citada pelo Público.

A conclusão dos trabalhos de requalificação nas três praias de Sines e na das Furnas dá continuidade ao levantamento efetuado pela Sociedade Polis, que identificou 11 troços costeiros de intervenção prioritária naquela extensão do litoral: São Torpes/Morgavel e Porto Covo no concelho de Sines; Zambujeira do Mar, Alteirinhos/Carvalhal, no concelho de Odemira; Samouqueira (na foto), Barradinha, Vale dos Homens, Carriagem e Bordeira, no concelho de Aljezur; e Ponta da Atalaia e Forte de Almádena, no território de Vila do Bispo.

No troço costeiro entre São Torpes e Morgavel, a intervenção efetuada pretende restabelecer o equilíbrio geomorfológico do sistema duna-praia, afastando os veículos automóveis do areal e desincentivando o atravessamento de pessoas sobre a duna primária. Também na Praia da Samouqueira a reabilitação passou pelo ordenamento da circulação automóvel e pedonal, retirando-a das faixas de risco das arribas.

A requalificação em curso no Litoral Sudoeste ocorre em 16% da linha de costa, cerca de 150 Km, e estende-se por um território com 9.500 hectares. As várias intervenções já efetuadas implicaram um investimento global de cerca de 2,4 milhões de euros, apoiado pelo POVT 2007-2013 e co-financiado pelo Fundo de Coesão em 85%.