Portugal é o país convidado da H2Orizon entre 19 e 21 de setembro

Portugal é o país convidado da H2Orizon entre 19 e 21 de setembro

Categoria Advisor, Agenda

O H2Orizon — Conferência de Inovação e Tecnologia da Água, é uma iniciativa com o alto-patrocínio da Junta da Andaluzia, através das suas Consejerías do Ambiente e da Agricultura, que, nesta sua primeira edição, terá Portugal como convidado de honra.

A “Gestão eficiente da água no mundo digital” será o tema desta 1.ª edição do H2Orizon que irá decorrer entre 19 e 21 de setembro em Sevilha, na FIBES, o principal complexo de congressos desta cidade. A conferência é dirigida ao mercado ibérico, embora também sejam convidadas entidades de outros países como os Países Baixos, França, Israel e Alemanha.

O evento será palco de múltiplas iniciativas como o ForumAgua (conferências), a ExpoHorizon (exposição com stands), InnovHub (evento de apresentação de novos projetos e modelos de negócio), Brokerage Event (encontros B2B), Side Events (eventos dinamizados pelas empresas), e SocialAgua (iniciativas para o público em geral, com atividades de sensibilização ambiental e de cidadania).

A escolha de Portugal como convidado de honra do H2Orizon, resulta da identificação de desafios semelhantes, sobretudo a sul do Tejo, e da partilha de recursos hídricos existente entre Espanha e Portugal.

O interesse estende-se também aos modelos regulatórios e de gestão urbana da água. Para além destes factores, o convite também se deve ao reconhecimento das boas práticas e experiência do setor da água em Portugal. Assume particular importância o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, que tecnologicamente é um projeto dos mais avançados a nível internacional, e o grau de inovação da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva em que, dos 120 mil hectares de regadio já implementados, cerca de 20 mil são explorados através de propriedade ou arrendamento, por espanhóis, na sua maioria andaluzes.

Neste contexto, está já confirmada a participação de entidades como o Ministério do Ambiente, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, a PPA – Parceria Portuguesa para a Água, o LISWater – Centro Internacional de Lisboa para a Água, o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a EDIA, o COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, a Águas do Ribatejo, o ISQ – Instituto da Soldadura e Qualidade, a Águas do Porto, a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, os SMAS de Almada, a Inout Automation Systems, a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a AICEP.

A delegação Portuguesa ao H2Orizon será liderada pelo Ministério do Ambiente, prevendo-se a intervenção de membro do Governo na abertura da Conferência, bem como outras intervenções de peritos Portugueses. No final do dia 19 de setembro, primeiro dia do H2Orizon, o espaço do Consulado Geral de Portugal em Sevilha será palco de recepção proporcionada a delegados de ambos países.