Portuguesa EcoClass foi a mais votada e a escolha do público da competição do Apps for Good UK;

Portuguesa EcoClass foi a mais votada e a escolha do público da competição do Apps for Good UK;

Categoria Advisor, Investigação

A EcoClass, a aplicação com conteúdos ecológicos para ensinar os mais novos a serem mais ecológicos, acaba de vencer o “Prémio do Público” no Apps for Good UK, uma das maiores competições mundiais de aplicações, pode ler-se num comunicado.

A EcoClass foi a única aplicação portuguesa criada por jovens finalista na competição do Apps for Good UK, o programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para resolverem problemas sociais e que recebeu as aplicações criadas neste ano letivo em todos os países, tornando-se assim na maior competição mundial de aplicações.

De acordo com um comunicado divulgado à imprensa, de um total de 15 equipas finalistas, distribuídas por 5 categorias, a EcoClass estava a competir na categoria “Global Innovators”.

Criada pelos alunos Anna Dornelas, Maira Fortunato e Victor Dornelas da Escola Secundária de Vila Verde, a EcoClass foi a única selecionada para representar Portugal na competição internacional: “A EcoClass é uma solução com conteúdos ecológicos – tarefas, um jogo, mapas, etapas, questionários, frases, dicas e competições entre alunos e turmas – para ensinar os mais novos a serem mais ecológicos”, explicam os fundadores.

Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende encorajar jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

A operacionalização do programa decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de cinco passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular.