Projeto Adapt for Change debate alterações climáticas em Mértola

Projeto Adapt for Change debate alterações climáticas em Mértola

Categoria Advisor, Agenda

Mértola recebe, no próximo dia 15 de fevereiro, um workshop do projeto Adapt for Change. O objetivo central é o de, em conjunto com os agentes locais, construir uma visão conjunta e um plano estratégico para a adaptação do território de Mértola às Alterações Climáticas.

Em Mértola, como projeto-piloto, está a ser promovido a criação de um plano de adaptação do território às alterações climáticas, nomeadamente à subida da temperatura, à redução da precipitação, e aumento das ondas de calor. A Adaptação local às alterações climáticas pretende promover o desenvolvimento sustentável e por isso o desenvolvimento económico integrado e a inclusão numa estratégia territorial é essencial.

É intenção do projeto agir como facilitadores neutros num processo de identificação e discussão das opções, estratégias e medidas de adaptação possíveis para o Município de Mértola, a fim de desenhar um plano estratégico para adaptação às Alterações Climáticas e ao seu impacto gravoso na exploração dos recursos naturais do território.

Em Portugal, o projeto Adapt For Change é financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente e conta com a participação de uma plataforma alargada coordenada pelo centro de investigação CE3C da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A participação do município enquadra-se na sua estratégia de avaliação dos fenómenos associados às alterações climáticas e de promotor/impulsionador de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do território e dos seus agentes locais.

Complementarmente, espera-se que os resultados do projeto venham a incorporar o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.