Projeto de gestão da bacia hidrográfica do rio Ceira face às alterações climáticas recebe investimento de 2,6 milhões de euros

Projeto de gestão da bacia hidrográfica do rio Ceira face às alterações climáticas recebe investimento de 2,6 milhões de euros

Categoria Águas, Ambiente

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, preside à cerimónia de assinatura do contrato do projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas”. Marcada para quarta-feira, 18 de dezembro, às 11h00, a cerimónia decorre em Coimbra, no Auditório da Administração de Região Hidrográfica-Centro, na Avenida Cidade Aeminium (antiga Fábrica dos Mirandas), e conta também com a presença da secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa.

O projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas” é apoiado pelo EEA Grants 2014-2021, mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu. Baseado numa abordagem ambiental, visa consciencializar as populações locais para a mitigação e adaptação das suas atividades às alterações climáticas neste território.

Com a duração de 36 meses e um orçamento de 2,6 milhões de euros, o projeto é coordenado pela Região Hidrográfica do Centro da Agência Portuguesa do Ambiente, tendo como parceiros a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, os municípios de Arganil, Góis, Lousã e Pampilhosa da Serra e a Direção Norueguesa para a Proteção Civil. Com incidência nas componentes hidrológica, cultural e nos ecossistemas, o projeto pretende melhorar a resiliência e a capacidade de resposta às alterações climáticas.