Projeto ECOMobilidade da Quercus vai percorrer o país de Norte a Sul

Projeto ECOMobilidade da Quercus vai percorrer o país de Norte a Sul

A Quercus está a percorrer o país com o Projeto ECOMobilidade de Norte a Sul, uma iniciativa apoiada pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Aviso “EduMove-te: Educar mobilidade sustentável”.  Segundo a Associação trata-se de um “projeto audiovisual que pretende dar visibilidade” aos mais recentes projetos, práticas e serviços de mobilidade sustentável em Portugal Continental, nomeadamente nas áreas dos transportes coletivos, da mobilidade elétrica e/ou partilhada, da mobilidade suave e de outros veículos ou formas de transporte alternativos, de baixo impacte ambiental, que estejam a ser adotados no âmbito da mobilidade urbana.

Este roteiro em vídeo sobre mobilidade sustentável inclui:

  • 18 episódios da conhecida rubrica de sensibilização ambiental “Minuto Verde”, emitida na RTP1 de manhã (8h, 9h, 10h no programa “Bom Dia Portugal”) e de tarde (a partir das 17h30 no programa “Portugal em Direto”). Este projeto envolve a realização de um episódio por cada distrito do território continental, sobre um bom exemplo de ECOMobilidade.
  • 10 episódios no novo conteúdo “’Bora Ambientar”, um formato de curta duração para as redes sociais e, brevemente, também na televisão, apresentado por estudantes do 3º ciclo do Ensino Básico e dirigido ao público jovem. O projeto envolve a realização de dois episódios por cada região NUTS II (excluindo ilhas), sobre uma boa prática de ECOMobilidade, resultando numa série-piloto sobre mobilidade sustentável.

Em linha com os princípios da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA) 2020, o objetivo principal deste projeto passa por “mostrar, de forma acessível e didática, as transformações já em curso nas cidades portuguesas no sentido de descarbonizar o setor dos transportes” e tornar a “mobilidade urbana menos assente no automóvel particular e nos combustíveis fósseis, e mais apostada em meios de transporte alternativos, acessíveis e limpos”, refere a nota.

Os conteúdos produzidos podem ser vistos no site do projeto.

Foto creditada por: https://ecomobilidade.quercus.pt