“Quanto lixo existe na tua praia?” dá a conhecer os vários tipos de lixo que chegam às praias de Torres Vedras

“Quanto lixo existe na tua praia?” dá a conhecer os vários tipos de lixo que chegam às praias de Torres Vedras

“Quanto lixo existe na tua praia?” é o nome de uma exposição que está presente até ao dia 3 de setembro no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras. Nesta exposição, a artista Catarina Soares dá a conhecer os vários tipos de lixo que chegam às praias de Santa Cruz, lê-se numa nota divulgada pelo município.

Na mostra, a artista que é residente no concelho de Torres Vedras, dá ainda a conhecer o trabalho voluntário de recolha de lixo marinho que tem realizado desde 2018 nas praias de Santa Cruz, sendo que entre os itens que tem encontrado nas mesmas se conta, por exemplo, boias de metal ou de vidro, brindes de diferentes marcas de gelados, que remontam aos anos 60 e 70, ou tampas de refrigerantes dos anos 70. Alguns dos resíduos encontrados têm inclusivamente atravessado o oceano Atlântico através das correntes marítimas, como é o caso de material de pesca usado na costa leste dos Estados Unidos da América, lê-se na mesma nota.

O município de Torres Vedras recorda que os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície do planeta e fornecem mais de 50% do oxigénio do mesmo. Atualmente essas áreas debatem-se com problemas como a perda de biodiversidade, a sobrepesca e o lixo, tendo a referida exposição como objetivo alertar de forma particular para esta última problemática.