Renascimento lança serviço Eco Filtro

Renascimento lança serviço Eco Filtro

Categoria Advisor, Empresas

A empresa Renascimento – Gestão e Reciclagem de Resíduos, através de uma parceria estratégica com a empresa Turbo ProTec, empresa de reparação e reconstrução de componentes auto, acaba de lançar um novo serviço, denominado Eco Filtro, disponível em todo o território nacional, tendo como público-alvo as oficinas e marcas automóveis.

Trata-se de um projeto inovador, ecológico e competitivo, de reabilitação de Filtros Antipartículas (FAP) em Portugal. A empresa indica, em comunicado, que está é uma solução tecnologicamente diferenciadora, que contribuirá para melhorar a oferta disponível e consequentemente o meio ambiente. “Tratando-se uma solução única, que vem disciplinar o mercado da reparação de filtros de partículas, colmatando as más práticas atualmente em vigor de alguns operadores”, acrescenta, na mesma nota.

O Eco Filtro distingue-se dos restantes processos de reabilitação de FAP’s pelos seguintes fatores de diferenciação e garantias que assegura ao cliente:
– Visa o escrupuloso cumprimento da legislação ambiental em vigor, sem cortes e soldaduras;
– Rapidez de execução (24h de prazo máximo de limpeza);
– Melhor relação preço/qualidade, com 1 ano de garantia ou 60.000 km (o que for atingido em primeiro lugar);
– Equipamento de limpeza certificado pela CE e processo de limpeza certificado pelas autoridades competentes e organizações ambientais;
– Limpeza de filtros de partículas de ligeiros e pesados por uma equipa qualificada, com vários anos de experiência;
– A limpeza realiza-se após um diagnóstico rigoroso, através de um processo automatizado, inovador, único e ecológico;
– Entrega de um check list de verificações a ter em conta na montagem do filtro reparado e relatório de qualidade;
– Parcerias estratégicas a nível nacional que dão conformidade à qualidade diferenciadora do processo de reparação.

Conceito – Filtro Antipartículas (FAP)
O FAP é um dispositivo projetado para remover partículas diesel ou fuligem dos gases de escape de um motor diesel, obrigatório nos carros a gasóleo posteriores a 2005 e uma peça que poderá atingir custos muito elevados. Nos veículos com maior utilização urbana, o filtro tem maior probabilidade de avariar, pelo que alguns proprietários pedem ao mecânico para desligar o filtro.

A durabilidade de um FAP novo é de aproximadamente 120.000km. Sendo que, a partir da quilometragem referida, este fica sujeito a obstruções, que poderão conduzir à sua substituição, que tem valores muito elevados, se não se proceder à regeneração e manutenção adequada destes filtros.

A remoção definitiva (eliminação) de uma unidade FAP é ilegal de acordo com as normas da União Europeia. As oficinas que removem o FAP, ou destroem o seu núcleo, podem ser processadas pelas autoridades locais. Este procedimento leva a uma diminuição significativa da contrapressão do sistema de escape, criando problemas no comando das válvulas, danos no motor e sérios problemas ambientais.

Atendendo às mais recentes exigências estabelecidas pelas entidades reguladoras do sistema de emissões, está a ser introduzido em todos os centros de inspeção um novo procedimento para teste dos gases de escape de todas as viaturas com FAP, de forma a garantir o correto funcionamento deste dispositivo.