“Renováveis, motor da recuperação económica” em debate na conferência anual da APREN

“Renováveis, motor da recuperação económica” em debate na conferência anual da APREN

Categoria Advisor, Agenda

A conferência anual da APREN (Associação de Energias Renováveis) está marcada para 9 e 10 de novembro e será dedicada ao tema: “Renováveis, motor da recuperação económica”. O evento, de nome Portugal Renewable Energy Summit 2021 (#PRES2021), contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, e do ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, entre muitas outras personalidades relevantes para o setor das Renováveis.

Esta edição de 2021 do PRES decorrerá em formato híbrido a partir do Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa. Os interessados podem escolher participar presencialmente ou assistir ao evento de forma remota, tal como aconteceu na edição de 2020, refere uma nota divulgada pela APREN.

“Este é já um evento incontornável para quem quer acompanhar com profundidade os temas do cada vez mais abrangente setor da energia renovável. Durante dois dias debateremos as grandes questões que se prendem com as renováveis, enquanto motor de recuperação económica, mas também como uma das formas de travar as alterações climáticas que estão já a provocar os eventos climáticos extremos com que nos deparamos”, sublinha o CEO da APREN, Pedro Amaral Jorge.

O primeiro dia da conferência será dedicado a assuntos europeus e no segundo dia o foco estará colocado na realidade portuguesa e ibérica. A nova diretiva das renováveis (RED III), os auxílios estatais (state aids) e as metas europeias de redução de emissões (Fit for 55%) são temas incontornáveis em cima da mesa.

O segundo dia abordar temas como o licenciamento de projetos renováveis, o hidrogénio verde, as comunidades de energia, o armazenamento e a eficiência energética, sem deixar de analisar as implicações que o novo DL sobre o SEM, a publicar em breve, trará a todo este ecossistema renovável. O redesenho do mercado eólico, assim como a flexibilidade de consumo, serão igualmente objeto de análise.

Durante a conferência terá lugar a cerimónia de atribuição do Prémio APREN 2021 – uma iniciativa que visa divulgar dissertações académicas de mestrado relacionadas com eletricidade de origem renovável, e cujas candidaturas já estão abertas, bastando para isso consultar o regulamento disponível no site da APREN.

Os preços das inscrições no evento podem ser consultados aqui.