RNAE e CIM Alto Minho promovem Jornadas Online dedicas ao setor florestal

RNAE e CIM Alto Minho promovem Jornadas Online dedicas ao setor florestal

Categoria Advisor, Agenda

A RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) é um dos parceiros do projeto de cooperação territorial transfronteiriça “GEFRECON, GEstão FloREstal CONjunta”.

O projeto GEFRECON pretende promover a Gestão Florestal Conjunta tendo como finalidade a redução do risco de incêndio florestal no território POPTEP. É um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e aborda uma temática de grande preocupação no território transfronteiriço que é a gestão de riscos relacionados com o clima, e mais concretamente, a redução do risco de incêndio florestal, através da mobilização de recursos e promoção para que se alcance a gestão de territórios florestais.

Para abordar esse objetivo, o projeto desenvolverá ações conjuntas inovadoras com vista à redução do risco de incêndio florestal, através do desenvolvimento e implementação de planos conjuntos, sensibilização da população, informação e formação em autoproteção e promoção de empresas florestais.

Numa das atividades a RNAE, juntamente com a CIM Alto Minho (Comunidade Intermunicipal do Alto Minho) estão a organizar Jornadas de Apresentação de Ferramentas Tecnológicas desenvolvidas no âmbito do projeto. No próximo dia 25 de março, quinta-feira, às 14h30, as primeiras Jornadas Online terão como participantes a Secretaria de Estado das Florestas apresentando a “Componente 8. Florestas”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), designadamente as reformas, objetivos e investimentos que conferem uma resposta estrutural na prevenção e combate de incêndios rurais e na promoção do agrupamento e que incentivem os proprietários privados, que detêm a maioria das propriedades, a aderirem a modelos de gestão e exploração coletivos.

As primeiras Jornadas Online – Apresentação de Ferramentas Tecnológicas, Reformas e Investimentos dirigidos ao setor Florestal irão decorrer na plataforma CISCO WEBEX.

O evento é gratuito, contudo a inscrição é obrigatória, devendo ser efetuada aqui.

Foto: Reuters