Savannah e Galp juntas em projeto de lítio na Mina do Barroso

Savannah e Galp juntas em projeto de lítio na Mina do Barroso

Categoria Advisor, Empresas

A Savannah Resources, que em Portugal desenvolve o projeto da Mina do Barroso, anuncia em comunicado um acordo de princípio para o desenvolvimento de uma parceria estratégica com a Galp Energia para investir em projetos de lítio em Portugal.

Nos termos do acordo, ainda sujeito a aprovação final pelas partes envolvidas, a Galp investirá cerca de 5,2 milhões de euros na aquisição de 10% na empresa portuguesa subsidiária da Savannah Resources, pode ler-se no comunicado.

As duas empresas estão também a avaliar, em regime de exclusividade, a possibilidade de assinatura de um contrato para a venda de 100 mil toneladas por ano de concentrado de lítio da Mina do Barroso, o que equivale a cerca de 50% da produção total anual. A concretizar-se, este acordo é um “passo significativo” para o desenvolvimento do projeto, diz a empresa.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar a Galp como um potencial investidor e futuro parceiro estratégico no nosso projeto em Portugal e acreditamos que a Mina do Barroso terá um papel relevante na transição para a mobilidade elétrica na Europa”, afirma David Archer, CEO da Savannah Resources.

Segundo o mesmo responsável, “a Galp é uma das empresas líderes, a nível europeu, no setor da energia e das renováveis, com compromissos assumidos para a transição energética e certamente que a sua experiência em projetos de larga escala será relevante para se avançar com o desenvolvimento responsável e sustentável da Mina do Barroso”.

A Mina do Barroso apresenta-se como um exemplo de sustentabilidade e inovação no setor mineiro português, onde tudo foi estudado aprofundadamente e está projetado com o maior rigor, desde a gestão da água à utilização da energia.

Segundo o mesmo comunicado, este é o mais significativo projeto de exploração de espodumena de lítio na Europa Ocidental, sendo estruturante para a economia nacional e estratégico para reduzir a dependência deste mineral raro a nível da UE.

De acordo com a Savannah Resource, o projeto estima alimentar mais de 600 mil veículos elétricos através do lítio anualmente extraído das concentrações de espodumena existentes no local. Trata-se de um projeto que potenciará a instalação toda a cadeia de valor das baterias de lítio em Portugal.

A Mina do Barroso é um projeto da Savannah Lithium, Lda, empresa subsidiária da Savannah Resources Plc., uma sociedade cotada na bolsa de valores de Londres AIM (London Stock Exchange) focada na prospeção e desenvolvimento de ativos mineiros em vários países do mundo.