Schneider Electric partilha visão sobre a “Casa do Futuro” sustentável, segura, eficiente e personalizada

Schneider Electric partilha visão sobre a “Casa do Futuro” sustentável, segura, eficiente e personalizada

Categoria Advisor, Empresas

De acordo com a Schneider Electric, as casas inteligentes e sustentáveis ​​podem ser uma realidade para os consumidores nos próximos 10 anos. A empresa revelou esta quinta-feira o seu plano para a Casa Sustentável do Futuro na IFA 2020 e lançou uma gama de novas soluções de energia para casas inteligentes sob a sua marca Wiser. Segundo a empresa, os novos produtos, Power Tag, Acti9 Active e o eficiente sistema de Controlo de Temperatura para cada divisão podem ser instalados, de forma fácil e acessível, nas casas já existentes e controlados através de uma única aplicação, representando assim um significativo passo em frente no caminho para as casas sustentáveis.

Em comunicado divulgado à imprensa, a Schneider Electric alerta para o facto das habitações residenciais se tornarem no maior consumidor de eletricidade em todo o mundo: “o carregamento de veículos elétricos, a eletrificação do aquecimento e o aumento da ocupação, à medida que mais pessoas trabalham em casa, levarão ao aumento drástico do consumo de eletricidade ao longo dos próximos dez anos”. A gestão de energia inteligente e eficiente será mais importante do que nunca para garantir que as casas são dotadas de energia suficientemente sustentável e inteligente para otimizar as suas próprias necessidades de energia, sem comprometer o conforto, destaca a empresa.

Casa do Futuro Sustentável

A visão da Schneider Electric para a Casa do Futuro Sustentável liga a parte vital das casas – a eletricidade – ao digital. Ao conectar todos os elementos sob um mesmo teto, pode controlar todos os dispositivos facilmente através de uma aplicação, o que permitirá que os diferentes sistemas interajam entre eles e sejam personalizados para si, o proprietário, para tornar a casa tão confortável, energeticamente eficiente e autossuficiente quanto necessário.

De acordo com a empresa, a Casa Sustentável do Futuro irá aprender e antecipar quando, onde e quanta energia é necessária para a iluminação, aquecimento, alimentação e carregamentos, de forma a dar resposta às necessidades dos seus ocupantes de forma eficaz e eficiente. Os avanços na tecnologia solar vão torná-la numa fonte de energia viável para uma gama mais ampla de residências e áreas geográficas. Os veículos elétricos vão também servir como sistemas de armazenamento de energia, e os medidores inteligentes garantirão que os edifícios possam produzir, armazenar e gerir o seu próprio consumo de energia. As futuras casas serão capazes de identificar a melhor fonte de energia para utilizar no momento certo, de forma a reduzir custos. Aumentar os dados disponíveis para garantir uma tomada de decisões informada, bem como ligar o mundo elétrico ao digital, serão fatores cruciais para atingir este objetivo. Wiser é a solução.

Casas inteligentes acabaram de se tornar sustentáveis

As novas adições à gama de produtos para casas inteligentes da Schneider Electric, Wiser, representam um passo significativo nos seus planos para criar residências acessíveis, sustentáveis, energeticamente eficientes, seguras e personalizadas. A empresa assegura que os novos produtos prometem aumentar a segurança, ao mesmo tempo que proporcionam aos consumidores mais informações sobre a sua utilização de energia e o respetivo impacto nas emissões de CO2. Graças às previsões baseadas na Inteligência Artiificial e no Machine Learning, os consumidores têm agora o “potencial de reduzir o consumo de energia e os custos do aquecimento elétrico em até 50%, bem como prever tendências de produção solar (lançamento futuro)”, refere o mesmo comunicado.

Mais inteligente com a energia

O revolucionário sensor Power Tag é um dos três produtos do ecossistema melhorado Wiser de produtos sustentáveis e ​​inteligentes que foram lançados na IFA 2020.

O Power Tag é um simples sensor ‘plug and play’ para o seu quadro elétrico (concebido de forma adequada a reequipar as casas mais antigas de forma acessível). Juntamente com a linha Wiser, permite que os proprietários acompanhem o consumo de energia divisão por divisão e informa-os também sobre como essa energia está a ser utilizada, e não apenas sobre a quantidade consumida, o que é crucial. Os ocupantes podem definir objetivos mensais de consumo de energia, recebendo um alerta se o sistema Wiser previr que essa meta será excedida, permitindo assim que reduzam a utilização e evitem surpresas nas contas.

Uma característica futura do produto vai adicionar um nível extra à análise fornecida pelo sensor, o que também ajudará os proprietários a monitorizar o seu consumo em termos de emissões de CO2, para compreenderem melhor a sua pegada de carbono. No caso dos proprietários de veículos elétricos, pode aconselhar qual é o melhor momento para carregarem o carro – que pode ser, por exemplo, quando o custo é mais baixo ou quando existe energia solar em excesso. Os consumidores que possuam painéis solares podem maximizar a sua utilização através da monitorização dos seus próprios níveis de produção de energia solar. Assim, podem maximizar a sua utilização de energia renovável e garantir que os painéis funcionam de forma eficaz, melhorando ainda mais a sua pegada de carbono.

A segunda inovação é o Acti9 Active, que traz mais segurança e fiabilidade da energia das casas.  “A ligação à TV ou Internet cai quando há uma tempestade? Há demasiadas cargas na tomada elétrica atrás da TV quando os seus filhos estão a jogar videojogos? Ou está a morar numa das muitas propriedades envelhecidas por toda a Europa, com uma infraestrutura elétrica desatualizada?” Estas são algumas questões que o Acti9 Active irá notificar quando forem detetadas falhas como sobrecarga ou corrosão, permitindo que sejam corrigidas antes que se tornem incidentes graves. Esta forma de prevenção ativa traz – a muito necessária – tranquilidade aos proprietários, assegura a emrpesa.

O terceiro elemento do ecossistema inteligente revelado pela Schneider Electric é o sistema de Controlo de Temperatura eficiente que controla a temperatura ambiente de forma altamente precisa, alimentado por IA e Machine Learning, ajudando a reduzir as contas de energia em até 50% sem comprometer o conforto. A sua funcionalidade de controlo divisão por divisão permite-lhe administrar os seus sistemas de aquecimento com mais eficiência, estimando com precisão as características de aquecimento para cada divisão, em vez de para toda a casa. Uma segunda funcionalidade, a adicionar em breve, é ​​a “deteção de janelas abertas”. Se uma janela for deixada aberta, o aquecimento será interrompido, uma notificação será enviada ao utilizador e o sistema irá aguardar para retomar o aquecimento até que a janela seja fechada. Os benefícios destas duas funcionalidades são duplos: permitir poupanças significativas na conta de eletricidade e reduzir o impacto climático.

Manish Pant, CEO & EVP Home & Distribution da Schneider Electric, afirma que “as casas são mais do que um teto sobre as nossas cabeças. São o lugar onde passamos tempo com os nossos entes queridos, fazemos jogos em família, preparamos as nossas refeições favoritas e onde nos sentimos seguros. Mas a sua pegada de carbono está a crescer. Estima-se que a procura de eletricidade vá duplicar nas próximas décadas, pelo que criar casas sustentáveis ​​vai ser crucial para reduzir o aquecimento global e conseguir um futuro de zero emissões líquidas. A nossa nova linha Wiser de produtos inteligentes para economizar energia é um significativo passo em frente no caminho da sustentabilidade, pois propociona aos consumidores um nível de informação e controlo sem precedentes sobre a utilização de energia da sua casa”.

O responsável diz ainda que “a primeira geração de produtos para casas inteligentes trouxe-nos o conforto do controlo divisão por divisão. Hoje, a Schneider Electric acrescenta o consumo de energia dvisão por divisão e, no futuro, informações sobre as emissões de carbono. Ao ajudar as pessoas a entender melhor onde a sua energia é gasta, o impacto que tem no planeta e permitindo-lhes reduzir a utilização sem comprometer o seu estilo de vida, aproximamo-nos de um futuro de casas sustentáveis”.

A linha de produtos Wiser da Schneider Electric combina o poder da conectividade, sensores e análises para criar um ecossistema completo para transformar as casas, permitindo que as pessoas façam a gestão do consumo de energia da sua casa com sabedoria e reduzam o impacto ambiental das suas residências a partir de uma aplicação móvel.