Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente apresenta Laboratórios Vivos Para a Descarbonização em Espanha

Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente apresenta Laboratórios Vivos Para a Descarbonização em Espanha

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes, irá participar no V Fórum Cidades e Territórios Criativos de Espanha 2017, que decorrerá no próximo sábado, 28 de Outubro, em Melilha, onde apresentará o programa Laboratórios Vivos Para a Descarbonização. O Fórum Cidades e Territórios Criativos de Espanha, que todos os anos se realiza em Melilha, é um espaço de reflexão e partilha de experiências e projetos inovadores que se revelem suscetíveis de desenvolver sistemas económicos, sociais e culturais mais sustentáveis e capazes de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações.

Programa Laboratórios Vivos Para a Descarbonização
Trata-se de um programa financiado pelo Fundo Ambiental, que pretende criar espaços inteligentes orientados para a descarbonização das cidades. O programa decorre em três fases: a primeira, já cumprida, de pré-seleção de 12 municípios; a segunda, a decorrer até ao final de 2017, de desenvolvimento dos planos de implementação, no âmbito da qual serão selecionados entre seis e 10 projetos, de acordo com o respetivo mérito, e a terceira fase, que decorrerá no próximo ano, e que consistirá na implementação propriamente dita dos Laboratórios Vivos.

O programa tem um apoio do Fundo Ambiental de cinco milhões de euros, os quais poderão alavancar um investimento total de até 10 milhões de euros, e é direcionado para municípios com população entre os 40 mil e os 200 mil habitantes.

Os municípios candidatos deverão associar-se a centros de conhecimento e a empresas para apresentarem soluções inovadores em domínios tão diversos como a mobilidade sustentável, a gestão da energia, a iluminação pública, a gestão da água e dos resíduos, a monitorização ambiental e a informação ao público. Na seleção dos projetos a implementar são valorizadas as soluções que podem ser replicadas e escaladas para cidades inteiras, bem como aquelas que apelam ao envolvimento das comunidades.