Setúbal acolhe Fórum sobre Mobilidade Elétrica

Setúbal acolhe Fórum sobre Mobilidade Elétrica

No passado dia 5 de abril decorreu, em Setúbal, o Fórum da Mobilidade Elétrica, um encontro organizado pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal e a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

Na abertura do evento destacou-se o “investimento realizado nos transportes públicos da região”, constituindo-se como uma “revolução em termos de mobilidade sustentável e determinante para a qualidade de vida dos cidadãos”. Também foi realizado um “enquadramento da mobilidade elétrica no contexto das alterações climáticas e do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050”, sublinhando-se a relevância do tema no contexto atual de recuperação económica pós-pandemia e de dependência energética do exterior, refere uma nota divulgada à imprensa.

Num primeiro painel, lê-se na mesma nota, abordou-se a “mobilidade elétrica no contexto das cidades”, relevando a importância do “planeamento e os benefícios que traz para a vivência nas cidades”, bem como a necessária “articulação com os transportes coletivos e outros modos suaves de transporte”. Neste contexto, foi apresentado o “Plano da Mobilidade Elétrica do Território Arrábida: um documento estratégico de planeamento desenvolvido pela ENA conjuntamente com os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra”, precisa o comunicado.

Ainda neste Fórum, a mesa redonda permitiu ao público debater sobre os desafios atuais e futuros da mobilidade elétrica (tecnologia, disponibilidade das redes de abastecimento, racional económico, perceção social, entre outros) com representantes das entidades chave do setor e dos utilizadores de veículos elétricos.

O Fórum contou ainda com um painel onde foram discutidos os desafios que se colocam às infraestruturas portuárias com vista à eletrificação do setor náutico. Foram apresentados os novos barcos elétricos que em breve serão uma realidade no transporte de passageiros na travessia do Tejo, bem como estratégias de conversão de barcos com motor de combustão interna para elétricos, refere a nota.

Durante o evento, e através de um conjunto de sessões paralelas, foram apresentadas e debatidas ideias e projetos relacionados com a mobilidade elétrica desenvolvidos por empreendedores, academia, entidades públicas e privadas.

O Fórum culminou com um convite para a participação no Encontro Nacional de Veículos Elétricos que terá lugar em Setúbal nos dias 4 e 5 de junho.

Este encontro decorreu no Fórum Luísa Todi de Setúbal.