Siemens já lançou novo carregador público de carga rápida para veículos elétricos

Siemens já lançou novo carregador público de carga rápida para veículos elétricos

Categoria Ambiente, Energia

A Siemens, através da Smart Infrastructure, lançou o primeiro carregador público de carga rápida: o “Sicharge D”. Concebido para postos de carga rápida localizados em autoestradas e cidades, parques de estacionamento urbanos e centros comerciais, este carregador de Corrente Contínua (CC) oferece um “nível de eficiência de 96%, um dos mais elevados do mercado, bem como uma potência de carga escalável e a partilha dinâmica da potência disponível”, refere a empresa.

Com uma eficiência constante acima de 95,5% e uma eficiência de pico de 96%, o novo “Sicharge D” garante que “quase toda a eletricidade gerada” chega ao veículo durante o processo de carregamento, traduzindo-se em “custos operacionais mais baixos”, lê-se no comunicado da Siemens.

O novo carregador combina todas estas características com a funcionalidade de carga paralela dinâmica: “Tem em conta as necessidades de carga individuais de cada veículo elétrico e adapta automaticamente o processo de carregamento ao tipo de bateria e ao estado da carga de cada um”, assegura a empresa.

Adaptável às evoluções do setor da mobilidade elétrica

Segundo a Siemens, o “Sicharge D” foi projetado para estar preparado para desenvolvimentos tecnológicos futuros. Embora, de momento, a capacidade de carga da maioria dos veículos elétricos seja limitada, no futuro haverá capacidade para potências de carga mais elevadas, o que, por sua vez, exigirá gamas de tensão mais altas. Por isso, este novo carregador tem uma potência de carga escalável até aos 300 kW, quer de origem quer por meio de instalação posterior de módulos de potência plug-and-play.

Apesar do número de veículos elétricos estar a crescer, existe ainda alguma hesitação, por parte de alguns investidores, em apostar numa infraestrutura de carregamento adequada. Com a opção de poder expandir o “Sicharge D” com até dois dispensadores externos, é possível ir adequando os investimentos à procura atual do mercado, refere a empresa. A configuração padrão tem duas tomadas CC e uma tomada de Corrente Alternada (CA) alojadas num design compacto que minimiza a complexidade da instalação.

Em Portugal, na sua fábrica localizada em Corroios, a Siemens Portugal produz o “Sicharge UC”, uma gama de carregadores para veículos utilitários e comerciais elétricos, cujo destino é maioritariamente a exportação. Neste âmbito, desde o final de 2019, já foram produzidos em Corroios centenas de carregadores e dispensadores externos de alta potência, tanto para o mercado nacional, como para países como o Reino Unido, Alemanha, Nova Zelândia, Austrália, Itália, Roménia, Suíça, Países Baixos, Espanha, Brasil e Suécia.