SMA com selo de qualidade exemplar de água para consumo humano

SMA com selo de qualidade exemplar de água para consumo humano

Os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) foram distinguidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com o “Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano”. Estes prémios visam reconhecer e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, contribuindo assim para a melhoria destes setores.

Os “Prémios e selos dos serviços de águas e resíduos” pretendem também evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas, e sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas. Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos são alguns dos parâmetros que serão avaliados.

Além disso, os SMA têm o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado, segundo a Norma ISO 9001:2008, pela EIC no início de 2016, tendo a certificação sido renovada no início de 2017. Este SGQ aplica-se no âmbito de “Captação, Tratamento e Distribuição de Água de Abastecimento ao Domicilio” e na “Recolha para Depósito na Estação de Transferência de Concavada dos Resíduos Sólidos Urbanos Indiferenciados”.

Este artigo foi publicado na Edição 77 da Ambiente Magazine.