Smart Waste Portugal adjudica estudo sobre impacto do setor dos resíduos

Smart Waste Portugal adjudica estudo sobre impacto do setor dos resíduos

Categoria Ambiente, Resíduos

A Associação Smart Waste Portugal (SWP) adjudicou recentemente à consultora Augusto Mateus & Associados a elaboração de um estudo sobre a relevância e impacto do setor dos resíduos em Portugal, na perspetiva de uma Economia Circular.

Entre os principais objetivos deste estudo estão a caracterização exaustiva e aprofundada do setor dos resíduos em Portugal e o seu posicionamento no quadro europeu e mundial, bem como a estimativa de relevâncias e os impactos do setor na economia portuguesa, do ponto de vista socioeconómico, quer em termos diretos quer indiretos e induzidos.

O estudo pretende ainda aproximar o potencial de desenvolvimento futuro do “setor dos resíduos” em Portugal no quadro de um cenário de transição progressiva para uma economia circular/verde; e avançar um conjunto restrito de recomendações acerca do papel de cada stakeholder (empresas, associações, setoriais, Estado) no processo de transição para uma economia circular.

No âmbito dos trabalhos, segundo a metodologia proposta, serão auscultadas um conjunto muito significativo de partes interessadas. O prazo definido para execução do Estudo é seis meses, encontrando-se já a decorrer os trabalhos iniciais.